De Olho

Prefeitura de Teresina

Coluna “De Olho”: Desistir de candidatura de prefeito de Teresina é zero, diz Fábio Abreu

Publicada em 25 de outubro de 2020 - 10:47

Atualizado em 25 de outubro de 2020 - 10:51

Imprimir
Coluna “De Olho”: Desistir de candidatura de prefeito de Teresina é zero,  diz Fábio Abreu

Candidato à Prefeitura de Teresina
Após boatos de que o deputado federal Fábio Abreu ia desistir de disputar a Prefeitura de Teresina pelo PL, negada por ele e confirmando que essa possibilidade de desistir da candidatura é zero, recebeu muitas manifestações de apoio. O deputado estadual Gessivaldo Isaías, presidente municipal do Republicanos, que apoia Fábio Abreu, disse que o candidato foi vítima de fake news. Isaías é um dos que vem fazendo reuniões diariamente com eleitores de Teresina para pedir votos para o candidato do PL, já que o Republicanos compõe a chapa na vice com a pastora Diana Carvalho.

Indeferida
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) tirou a professora Lourdes Melo de disputar a Prefeitura de Teresina pelo Partido da Causa Operária (PCO) após confirmar o indeferimento da candidatura que já havia sido indeferida pela Justiça Eleitoral. Com isso, a candidata fica impedida de concorrer as eleições no dia 15 de novembro. Conforme a decisão, o partido não cumpriu a legislação eleitoral no que diz respeito à realização da convenção partidária. A legenda recorre da decisão. Na sentença, o juiz cita que o PCO apresentou documento com informações vagas sobre a convenção da legenda. O documento apresenta data de 29 de setembro, 16 dias após a realização da convenção da sigla. A legenda promete recorrer da decisão no TSE e continuará com a campanha.

Candidatas femininas
Por conta da pandemia de Covid-19, todas as precauções tem sido tomadas pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE) tanto na divulgação de protocolo sanitário de prevenção ao novo coronavírus para o dia de votação, 15 de novembro, quanto a participação de candidatos a e candidatas na divulgação de suas propostas nas redes sociais. Para isso, o TSE firmou parcerias com as redes sociais com o objetivo de transformar o meio digital em um ambiente mais seguro e livre de ameaças para candidatos nas Eleições Municipais em 2020, principalmente as candidaturas femininas. A medida visa ainda promover mais informação aos eleitores, com duas iniciativas: a primeira, a busca por informações oficiais e checadas e, segunda, o seu acesso a todos os conteúdos de utilidade pública para as Eleições 2020. Whatsapp, Instagram, Facebook, TikTok, Google e Twitter estão com serviços personalizados para o período eleitoral. Nesta semana, o Tribunal lançou cartilha em parceria com o Instagram direcionada a proteção das candidatas na rede, a cartilha Guia de Segurança do Instagram para Mulheres na Política.

Psol x PSDB
O Partido do Socialismo e Liberdade (Psol), que tem a professora Lucineide Barros como candidata a prefeita de Teresina, pretende representar o candidato do PSDB, professor Kleber Montezuna, junto ao Ministério Público Eleitoral. Assessoria jurídica do partido vai alegar que o prefeito Firmino Filho (PSDB) tem muito espaço no material de propaganda eleitoral do candidato Kleber, confundido o eleitor sobre quem é o candidato a prefeito.

Patrimônio cultural
Aos poucos, a cidade de Teresina está perdendo seu patrimônio histórico cultural sem que nada seja feito para reverter essa realidade pelo poder público. Prédios antigos de ruas como Rua Teodoro Pacheco, Paissandu, Álvaro Mendes, Desembargador Freitas e tantas outras no centro comercial da capital estão sendo demolidos para dar lugar a estacionamentos. Alguém precisa fazer alguma coisa para evitar essas demolições!

Fonte: Rdação


Deixe seu comentário