Visitas Técnicas

Semcaspi pretende aproximar conselhos tutelares da população

Em seis meses, Semcaspi aponta melhorias já implementadas nos conselhos tutelares e anunciou a criação de duas novas em Teresina.

Publicada em 5 de agosto de 2021 - 18:05

Atualizado em 05 de agosto de 2021 - 21:17

Imprimir
Semcaspi pretende aproximar conselhos tutelares da população

Divulgação

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), iniciou, na manhã desta quarta-feira, (04), visitas técnicas às unidades de conselhos tutelares de Teresina. Estas visitas tiveram início nas sedes do I Conselho Tutelar, localizado na região Centro/Norte, e do V Conselho Tutelar, situado no Bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte.

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, dentre as metas das unidades de conselhos tutelares estão a reestruturação dos prédios e a aproximação dos conselhos tutelares à população.

“A gestão do Doutor Pessoa é pensada para ser de fato, integrada ao povo. Em conversa com conselheiros tutelares, percebemos que existe uma resistência das comunidades em buscar os serviços ofertados, principalmente, pelo desconhecimento da real função dos conselhos tutelares. Vamos trabalhar para ampliar a divulgação da nossa atuação para todos os cidadãos teresinenses”, pontuou o secretário.

Para o conselheiro do V Conselho Tutelar, Teleno Nobre, o contato direto com o secretário da Semcaspi é importante por demonstrar compromisso em avançar, mais ainda, no debate da política pública da infância e da juventude.

“As visitas, que estão sendo realizadas a cada unidade do sistema de garantia de direito, reforçam o compromisso da visibilidade e ampliação dos conselhos tutelares. Além do compromisso da manutenção e do funcionamento de cada colegiado e também na garantia de articular junto com os conselheiros a sua valorização”, ressaltou.

Victor Leonardo, conselheiro tutelar do I Conselho de Teresina, destaca que a presença do secretário nas unidades reforça o elo de trabalho dentro das políticas públicas do município.

“A princípio, faz se necessário salientar que o Conselho Tutelar não é um órgão distante da administração pública, faz parte deste ciclo. Esta aproximação é importante para que o secretário possa sentir e ver a necessidade e como a gente trabalha, enquanto conselho. Para nós, conselheiros, nos faz sentir que temos algo e alguém, na pessoa do secretário, a fim de trabalhar em parceria e nos trazer a estrutura para desenvolvermos melhor a nossa função”, contou.

Participaram das visitas técnicas, além do secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante; Aline Teixeira, secretária executiva do Suas/Semcaspi; Eduardo Aguiar, secretário executivo de Políticas Integradas; e André Santos, gerente de Direitos Humanos.

CRIAÇÃO DE NOVAS UNIDADES

André Santos, gerente de Direitos Humanos da Semcaspi, aponta melhorias já implementadas nos conselhos tutelares e anunciou a criação de duas novas em Teresina.

“Nestes últimos seis meses, a gente já pode ver grandes avanços nos conselhos tutelares. Havia demandas limitavam a nossa atuação. Percebemos faltas de pequenas coisas, como crachás, aparelhos celulares e até papel nas unidades. Hoje, já conseguimos suprir estas necessidades, de imediato. Obviamente, sabemos que precisamos melhorar muito. Inclusive, ampliar a nossa atuação em Teresina e, neste sentido, o Doutor Pessoa autorizou a criação de dois conselhos tutelares e já começamos os estudos para serem implementados, no ano que vem”, explicou.

Fonte: Ascom/Semcaspi


Deixe seu comentário