NOVA CARA

Samuel Brandão, candidato a vereador, pretende criar Ronda Cidadão e segurança eletrônica em Teresina

Samuel Brandão contou à equipe do Portal O Sol que o seu foco político é a segurança pública e buscará implementar um plano de segurança pública em Teresina.

Publicada em 29 de setembro de 2020 - 22:58

Atualizado em 30 de setembro de 2020 - 12:52

Imprimir
Samuel Brandão, candidato a vereador, pretende criar Ronda Cidadão e segurança eletrônica em Teresina

Crédito: Arquivo Pessoal de Samuel Brandão

As eleições municipais 2020 trazem candidatos que buscam a reeleição, mas também é possível destacar novas caras no cenário político teresinense. Para os cargos de vereadores, os eleitores possuem muitas opções de candidatos que se lançam, pela primeira vez, na política. Dentre estes candidatos está o teresinense, Samuel Serafim de Oliveira Brandão, o guarda municipal Samuel Brandão, 26 anos de idade, que é filiado ao Partido Patriota.

O jovem candidato a vereador de Teresina é filho dos empreendedores, José da Silva Brandão e Maria Leciete Falcão de Oliveira, que contribuíram para a sua formação em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a pós-graduação em Segurança Pública.

Samuel Brandão contou à equipe do Portal O Sol que o seu foco político é a segurança pública e buscará implementar um plano de segurança pública em Teresina.

“É de conhecimento geral que Teresina não possui plano de segurança pública municipal. Atualmente, é uma das cidades mais violentas do mundo com índice de 40 homicídios para cada 100 mil habitantes. É possível entender o porquê da cidade encontrar-se nesta situação. A atual gestão, desveladamente, afirma que não possui competência com relação a essa temática e, a partir do momento, em que temos um chefe do executivo se furtando à problemática da segurança pública, acontece o que estamos passando: uma epidemia de violência”, pontuou.

O candidato a vereador ressaltou que vai reforçar a luta pela criação do Ronda Cidadão Teresina com a Guarda Municipal e a implementação de segurança eletrônica para possibilitar mais segurança aos estudantes e aos trabalhadores.

“Irei assumir a responsabilidade pela segurança da sociedade, em parceria do candidato a prefeito Major Diego Melo. Juntos, criaremos o Ronda Cidadão Teresina com a Guarda Municipal. Este é um projeto de polícia comunitária, no qual há uma integração entre polícia e sociedade. A partir do momento em que a população cria um laço de confiança com nosso agente os resultados começam aparecer. Além disto, o nosso plano também implementar uma segurança eletrônica por câmeras em Teresina, que realmente funcione. E ainda, queremos monitorar nossas estações de ônibus, dando segurança aos nossos estudantes e trabalhadores, que são vítimas, diariamente, desses criminosos”, esclareceu.

Samuel Brandão, atuando como guarda municipal de Teresina.

VALORIZAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE TERESINA

O guarda municipal, Samuel Brandão, se interessou pela política em razão do anseio por mudanças na capital piauiense e, principalmente, pelo sentimento da ausência de representatividade na Câmara Municipal de Teresina.

O jovem candidato a vereador atuou, ativamente, em questões que envolvem os servidores da Guarda Municipal de Teresina, exercendo cargos de presidente e vice-presidente do Sindicato da Guarda, entre os anos de 2016 a 2019. Ele contou que se empenhou em busca de direitos e melhorias para a categoria e pretende ampliar este olhar.

“Precisamos e devemos valorizar o Guarda Civil Municipal. É inadmissível que um agente de segurança pública receba em média R$ 1.500, em vista do que do que eles representam para nossa cidade. Dentre as ações, eles realizam: a proteção do patrimônio público, conforme a constituição Federal; realizam o policiamento ostensivo e proteção dos munícipes como assevera Lei Nº 13022; além de ter competência no trânsito, através de convênio e também a função de defesa Civil conforme a mesma lei”, explicou.

Samuel Brandão ressalta que um dos projetos em prol dos trabalhadores da Guarda Municipal de Teresina, está o de criar um plano de cargos, carreira e remuneração.

“Além do plano voltado para a remuneração dos trabalhadores, precisamos investir em infraestrutura. A base da guarda municipal não comporta mais receber os servidores, as viaturas não têm sinais luminosos e sonoros exigidos por lei, temos apenas 4 motopatrulhamento e precisamos aumentar essa modalidade de policiamento”, citou.

Samuel Brandão debateu na Câmara Municipal de Teresina, em 2017, segurança pública nas escolas.

INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA E TREINAMENTO

O candidato a vereador propõe também um investimento em tecnologia e na criação de um grupo especializado para evitar demandas de alta complexidade.

“Precisamos investir em tecnologia, como em drones para auxiliar o serviço e queremos criar um grupamento especializado para atuar em apoio às demais equipes e na resolução de demandas de alta complexidade. Como por exemplo, estouro de caixas eletrônicos que se tornou moda em Teresina. Mas, para isso, precisamos de novos armamentos e um treinamento especializado. Assim como também queremos criar um grupamento ambiental para prevenir crimes contra a fauna, flora e patrimônio ecológico e cultural de Teresina.

APOSENTADORIA, GRATIFICAÇÃO E INSALUBRIDADE

Além do olhar sensível aos trabalhadores da Guarda Municipal de Teresina, Samuel Brandão destaca que outros servidores públicos municipais também merecem atenção quanto a aposentadoria, gratificação e insalubridade.

“Vamos dar atenção aos servidores que foram esquecidos pela atual gestão, como os fiscais da SDU, fiscais da vigilância sanitária e fiscais de trânsito. Todos trabalham durante anos com afinco e não podem se aposentar, pois tem vários penduricalhos na remuneração. O que é feito para enganar o servidor e quando se aposenta tem um decréscimo enorme na remuneração. Os fiscais da vigilância sanitária, por exemplo, a gratificação de plantão nunca mudou o valor, desde 2013. O piso abaixo do salário mínimo. A  insalubridade somente 20%, sendo que estão expostos a situações de risco biológico, físico e químico sempre que estão nos abatedouros. Precisam da regularização do serviço junto ao SISBI-POA, pra ter respaldo nacional como serviço e o reconhecimento da atividade.

FISCALIZAR RECURSOS

Samuel Brandão tem foco na segurança pública, no entanto, se propõe a exercer o papel social e político que cabe a um vereador.

“Sabemos que a principal função do vereador vai além de propor projetos de leis, é também de fiscalizar. A sociedade precisa que os vereadores fiscalizem a aplicação dos recursos públicos. Temos que pôr a mão na massa e ir trabalhar no canteiro de obras para ver se está tudo dentro da legalidade. Vereador em Teresina precisa trabalhar”, destacou.


Fonte: Márcia Gabriele


Deixe seu comentário