Redação Show

Saiba a diferença!

Redação Show: Tipologia Dissertativa X Expositiva

Diante da pressão psicológica, durante uma prova de concurso ou de vestibular, o candidato acaba por trocar essas tipologias e, com isso, sofrer penalidade na nota.

Publicada em 26 de março de 2021 - 13:46

Atualizado em 26 de março de 2021 - 13:46

Imprimir
Redação Show: Tipologia Dissertativa X Expositiva

Missione Aurélia, professora de Redação e blogueira do Portal O Sol. Crédito: Arquivo Pessoal

Uma das maiores inadequações ao produzir um texto dissertativo-argumentativo em concursos ou vestibulares por estudantes é a não compreensão das tipologias textuais, tais como: a dissertativa e a expositiva. A primeira, permite que o candidato desenvolva argumentos que permitam fundamentar sua opinião e seu ponto de vista. A segunda, o candidato deve transmitir as informações sobre determinado tema, sem grandes apreciações e, por isso, com o máximo de neutralidade. Diante da pressão psicológica, durante uma prova de concurso ou  de vestibular, o candidato acaba por trocar essas tipologias e, com isso, sofrer penalidade na nota.

  • EXEMPLO DE UMA INTRODUÇÃO DE UM TEXTO DISSERTATIVO
  • DESIGUALDADE SOCIAL: MEDIDAS DE COMBATE

A obra “O cortiço”, de Aluísio Azevedo, retrata a desigualdade social do século XIX, por meio de um ambiente degradado, em cujas casas viviam pessoas de baixa renda, enquanto ao lado vivia Miranda, um burguês e comerciante. De maneira análoga à história fictícia, a questão da desigualdade social, no Brasil, ainda enfrenta problemas no que diz respeito à distribuição de renda e à  educação. Assim, é lícito afirmar que a postura do Estado em relação à educação e à negligência com a geração de novos empregos contribuem para esse cenário negativo.

  • EXEMPLO DE UMA INTRODUÇÃO DE UM TEXTO EXPOSITIVO
  • DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Recentemente, estudos realizados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) estima que a destruição ambiental causa prejuízos de até 8 trilhões de reais por ano e que, principalmente no século XX, as ações antrópicas (ações do homem) têm agravado o processo do efeito estufa por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o CO2. Ademais, o dióxido de carbono (CO2) é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis usados em veículos automotores movidos à gasolina e a óleo diesel. Esse não é o único agente que contribui para emissão de gases, existem outros como as queimadas em florestas, pastagens e lavouras após a colheita.

Diante do exposto, é necessário que o candidato para concurso e para vestibulares atente-se para as tipologias e durante a construção textual exigida pela BANCA responsável pelo certame, não confunda os tipos de textos e seja eliminado do processo.

ATÉ A PRÓXIMA, CIPOSINHOS DE UNHA DE GATO!

Fonte: Missione Aurélia


Deixe seu comentário