Redação Show

Enem 2020

Professora dá dicas de preparação para Enem durante isolamento social

Confira dicas importantes de como assumir uma nova rotina de estudos para o Enem 2020, em pleno isolamento social.

Atualizado em 09 de junho de 2020 - 13:35

Imprimir

A pandemia do coronavírus (Covid-19) mudou totalmente a rotina das pessoas de diversos setores sociais. Muitas atividades foram suspensas, como por exemplo, os eventos e alguns setores comerciais. Já outras têm sofrido a readaptação de uma nova rotina, como é o caso das escolas. A pressão para os alunos aumentam, principalmente, para aqueles que vão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020).

Além da nova rotina de estudos, os alunos sofrem a incerteza das datas de realização das provas e ainda como serão as novas propostas de aplicação do exame.

Segundo a professora de Redação, Missione Feitosa, é o momento dos estudantes se organizarem dentro desta nova rotina, de como estudarem e se manterem informados em meio à pandemia do coronavírus e do isolamento social.

“É algo inusitado, o que estamos vivendo neste momento. Tirou nossa rotina de estar na escola com os amigos e colegas. Tudo isso foi um choque para os estudantes que estão em meio a este novo cenário de estudo e preparo para o Enem. A principal dica é: já que estamos em nossas casas, é importante preparar o ambiente para estudar. Escolha um ambiente agradável, que tenha a menor chance de distração possível, iluminado e silencioso. Para que você possa estudar e fazer suas leituras de forma tranquila”, pontuou.

Missione Feitosa acredita que outra dica importante é construir um cronograma de estudo para as disciplinas, que são estabelecidas pelo Enem.

“Já que agora a nossa rotina mudou, mas é importante que um cronograma de estudo seja estabelecido. Até para que os estudantes continuem com a sua rotina estudo, como se estivessem indo à escola. Então, montar um cronograma de estudo, durante a semana, separar um conteúdo por dia e organizar o tempo que se deve dedicar para cada disciplina. É claro que as disciplinas que os estudantes têm maiores dificuldades, devem dedicar maior tempo a elas”, explicou.

REDAÇÃO É TREINO

Para a professora de Redação, Missione Feitosa, construir uma boa redação vai além de saber escrever e ter boas leituras, é necessário ainda estar atento as informações da atualidade e das competências que avaliam a redação do Enem.

“A proposta de redação é uma preocupação para os alunos e é importante que eles faça duas produções por semana. Para treinar os diversos eixos temáticos da atualidade. Redação é treino. Então é importante também que se observem como foram construídas as redações dos anos anteriores. O que foi que esses alunos fizeram, quais os repertórios que foram utilizados nestas redações, como foram construídas a argumentação e a defesa de uma tese nessas redações anteriores”, sugeriu.

PROVAS DO ENEM 2020

As datas das provas serão decididas por meio de enquetes feitas entre os candidatos inscritos, no final de junho, na Página do Participante.

As provas tanto na versão impressa quanto na digital, serão de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Ao total, serão 45 questões de múltipla escolha em cada área de conhecimento. Já a redação será manuscrita, em papel, nas duas modalidades.

Fonte: Márcia Gabriele