Qualidade e Eficiência

Piauí Conectado garante qualidade no acesso ao serviço público em Valença

Ao todo, 19 pontos foram implantados nos órgãos da Administração Pública da cidade.

Publicada em 15 de julho de 2020 - 7:07

Atualizado em 15 de julho de 2020 - 07:07

Imprimir
Piauí Conectado garante qualidade no acesso ao serviço público em Valença

Desde março deste ano, os órgãos estaduais do município de Valença do Piauí contam com a internet de fibra óptica fornecida pela Piauí Conectado. Órgãos como o Detran, a Defensoria Pública, a Secretaria de Saúde, escolas, hospitais, entre outros, foram contemplados, permitindo que os servidores públicos realizem suas funções de forma mais ágil e sem oscilações no sistema.

Ao todo, 19 pontos foram implantados nos órgãos da Administração Pública da cidade. Com isso, a população de Valença do Piauí também é beneficiada, uma vez que terá mais qualidade e eficiência ao buscar um serviço público. Um exemplo é a sede do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN/PI) do município. Segundo Miridan Sousa, coordenadora do Detran de Valença, o tempo de espera para resolução de demandas no órgão diminuiu.

“Notamos mais rapidez na execução das demandas e melhorou de forma significativa, pois o serviço ficou mais ágil. Antes era mais complicado, pois não tinha acesso à internet. Hoje, não acumulamos mais serviços e informações que dependiam da sede em Teresina para serem resolvidos”, relata a coordenadora.

A 7ª Gerência Regional de Educação (GRE) de Valença também conta com a internet da Piauí Conectado. A gerente da unidade, Kátia Leite, explica que após a implantação o trabalho ficou mais dinâmico. Antes, a queda do sistema e a lentidão da internet eram frequentes. Com a internet de qualidade, os colaboradores da unidade conseguem realizar pesquisas e dispõe de mais agilidade no recebimento e envio de e-mails.

Além disso, o objetivo é que a internet nos órgãos públicos facilite o acesso da população aos serviços e que incluam digitalmente cada vez mais pessoas. Segundo Kátia Leite, a internet na GRE de Valença também é usada por alunos que buscam o acesso à internet para realizar seus estudos. 

“Foi um benefício para toda a região, sobretudo por viabilizar nossos trabalhos com toda a jurisdição, onde atendemos 13 municípios e 23 escolas. A Piauí Conectado já alcançou alunos para com suas atividades escolares, pois como eles não tinham acesso, nós disponibilizamos o espaço da Regional com sala, computador e internet”, conta a gerente.

Valença do Piauí faz parte dos 98 municípios que serão contemplados com a rede integrada de internet disponibilizada pela Piauí Conectado, empresa parceira do Governo na modalidade público-privada (PPP). De acordo com o Diretor-Presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, é essencial que o serviço público atenda de forma eficiente a população piauiense, criando uma estrutura para melhorar a qualidade de vida de todos.

“É satisfatório ter conhecimento de que os servidores públicos estão tendo mais facilidade ao acessar o sistema do estado e realizar seu trabalho e que a população está sendo atendida de forma ágil. A Piauí Conectado vem realizando estudos para que em breve todos os municípios do Piauí façam parte dessa importante rede que vai interligar digitalmente o Estado”, ressalta.

Valença do Piauí

Com cerca de 20 mil habitantes, Valença do Piauí localiza-se no centro-norte do Estado e integra a região conhecida como “Vale do Sambito”, composta por 15 municípios piauienses. O município, conhecido como “a cidade do sorriso”, tem 258 anos de história e conta com estruturas arquitetônicas notáveis, como a Igreja São Benedito e as paróquias de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora do Ó e Conceição, padroeira da cidade.

Piauí Conectado

O projeto Piauí Conectado consiste na implantação de uma rede de fibra óptica de qualidade e menor custo que trará benefícios para a população piauiense nas três principais áreas da Administração Pública: educação, saúde e segurança.

O projeto vai atender 85% da população piauiense, com pontos de internet em 98 municípios do estado. Serão implantados 1.500 pontos, com velocidade mínima de 30 mbps cada, em mais de 5.000 quilômetros de rede de fibra óptica.

Fonte: Com informações da Ascom


Deixe seu comentário