A Polícia Rodoviária Federal do Piauí (PRF/PI), por meio da Operação Vulcano, apreendeu nessa quinta-feira, (18/06), 436 unidades de anfetaminas com 21 motoristas de veículos de carga. Cerca de 29 policiais participaram da ação, que contabilizou 116 veículos de carga fiscalizados, entre caminhões e carreta.
A Operação Vulcano tem como objetivo principal reduzir o número de acidentes envolvendo os veículos de carga. Ação aconteceu no Piauí, nas cidades: de Teresina, Campo Maior, Piripiri e Bom Jesus, tendo como foco as BRs 343, 316, 135.
Segundo a PRF/PI, os policiais verificaram o uso de drogas e anfetaminas por parte dos condutores de caminhões e carretas, como forma de inibir o sono.
Além disto, os dados de acidentes levantados pela PRF/PI constaram que os defeitos no sistema de freios dos veículos de carga constituem uma das principais causas de acidentes graves em rodovias federais, principalmente, nos trechos com relevo mais irregular.
Os condutores que fizeram uso de substâncias e estavam sob o efeito, irão responder por meio do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).