Atividades Culturais

Comunidade Quilombola recebe Regina Sousa no Dia Nacional da Consciência Negra

Regina Sousa participou da comemoração junto com os 400 moradores da comunidade quilombola Mimbó.

Publicada em 21 de novembro de 2020 - 11:11

Atualizado em 21 de novembro de 2020 - 11:11

Imprimir
Comunidade Quilombola recebe Regina Sousa no Dia Nacional da Consciência Negra

Crédito: Divulgação

Criada há 201 anos, a comunidade quilombola Mimbó, em Amarante, a 164 km de Teresina, ainda mantém as tradições dos ancestrais. E na sexta-feira, (20/11), comemorou o Dia Nacional da Consciência Negra com atividades culturais. A vice-governadora Regina Sousa participou da comemoração junto com os 400 moradores que receberam uma sala de aula toda equipada e um espaço cultural com cozinha e banheiros.

Regina Sousa destacou que no Dia Nacional da Consciência Negra devemos discutir mais sobre o racismo e preconceito que crescem no Brasil. A vice-governadora citou que a comunidade Mimbó presta um grande serviço, ao manter sua cultura e preservar sua história. E comentou que ele deve ser um modelo de comunidade quilombola e os parlamentares devem se sensibilizar e ajudar a preservar a cultura negra no Brasil.

A vice-governadora sugeriu que a comunidade seja transformada em um ponto turístico, pois muitas pessoas não conhecem e não sabem o que é uma comunidade quilombola. Os dirigentes da Associação da Comunidade Mimbó gostaram da ideia da vice-governadora e agradeceram o apoio que ela dá à comunidade.

O secretário estadual de Educação Ellen Gera, participou das atividades e destacou a importância do trabalho na área da educação feito na comunidade, como os das professoras Idelzuita, 81 anos, que foi a primeira na comunidade, e de Marta Paixão, que é diretora da escola no Mimbó. “Elas são exemplos de desafios e de amor à educação.”

Fonte: Ascom/ Governo do Piauí


Deixe seu comentário