De Olho

Comércio

Coluna “De Olho”: Presidente da Fecomércio avalia 2020 como ano atípico devido a pandemia do covid-19

Publicada em 12 de dezembro de 2020 - 21:59

Atualizado em 12 de dezembro de 2020 - 22:02

Imprimir
Coluna “De Olho”: Presidente da Fecomércio avalia 2020 como ano atípico devido a pandemia do covid-19

Comércio
Ao fazer um balanço sobre as vendas do comércio nesse período de pandemia de Covid-19 durante entrevistas para emissoras de rádio de Teresina, o presidente da Fecomércio no Piauí, empresário Valdeci Cavalcante, classificou este ano de “atípico” pelas dificuldades enfrentadas pelo empresariado do comércio, mas que a expectativa é que até dezembro o pagamento de impostos, citando o ICMS e IPVA, seja bem maior que o verificado em 2019. E que o auxílio emergencial do governo federal para os trabalhadores ajudou bastante na manutenção dos empregos.

Comunistas
Apesar do apoio dado ao prefeito eleito Dr. Pessoa (MDB) no segundo turno da eleição, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) descarta participação no governo emedebista na Prefeitura de Teresina. Pelo menos, é o que declarou à imprensa uma de suas principais lideranças do partido no Piauí, o secretário estadual de governo, Osmar Júnior, e confirmado pelo presidente estadual da sigla, José Carvalho Rufino. Para o comunista, a sigla não terá participação no secretariado.

Reunião
Ainda sobre o PCdoB, o presidente José Carvalho Rufino informou que a sigla estará em reunião do Comitê Central até neste domingo, 13, em Teresina. Na pauta, o balanço das eleições municipais por todo o Brasil e análise do resultado para as lutas futuras e em especial para a formação da frente política necessária para derrotar Bolsonaro. “Já em Teresina decidimos pelo apoio ao Dr. Pessoa no segundo turno das eleições, mas sem nenhum compromisso administrativo com a sua gestão”, disse o dirigente comunista.

Camelôs
Com a aproximidade das festas de final de ano, Natal e Ano Novo, vendedores ambulantes voltaram a ocupar as calçadas do centro comercial de Teresina com suas bancas ou exposição de suas mercadorias e produtos em caixas de papelão. Eles estão presentes principalmente nas ruas Simplício Mendes e Álvaro Mendes, do calçadão, e na Praça Rio Branco, onde até comida é comercializada. Apesar do incômodo devido a ocupação das calçadas de circulação de pedestres, algumas pessoas reclamam e outras não, muitas delas são clientes desses vendedores ambulantes.

Insegurança
Com a onda de assaltos a supermercados de Teresina por bandidos fortemente armados, consumidores frequentadores desses estabelecimentos comerciais reclamam da pouca ou quase nenhuma segurança nos estacionamentos desses locais onde assaltantes atacam as pessoas na hora de sair ou entrar no carro com as compras. Na semana passada, três lojas de diferentes redes de supermercados da capital, duas na zona Leste e outra na zona Sudeste, foram assaltadas.

Imortais da APL
A Academia Brasileira de Letras (ABL) está anunciando a retomada do Prêmio Machado de Assis, considerado a mais importante premiação literária do país, a partir de 2021. Criado pela ABL em 1941, o Prêmio Machado de Assis é entregue a autores que se destacam pelo conjunto de sua obra. Os vencedores são escolhidos pelos membros da Academia, conhecidos como imortais. A premiação estava suspensa desde 2017, em razão da crise econômica.

Mobilidade urbana
Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados, autoriza os veículos do sistema de transporte coletivo urbano de passageiros em todo território nacional a parar fora dos pontos de parada preestabelecidos para o desembarque de mulheres, no horário de operação noturna, das 22 horas até as 5 horas. Não será permitido o desembarque em viadutos, pontes, túneis e corredores exclusivos de ônibus à esquerda da via. Autora da proposta é a deputada Rosana Valle (PSB-SP).


Deixe seu comentário