De Olho

Coluna “De Olho”: Lilian Martins, recém-eleita presidente do TCE-PI, mediará debate em fórum

Publicada em 21 de outubro de 2020 - 10:45

Atualizado em 21 de outubro de 2020 - 10:45

Imprimir
Coluna “De Olho”:  Lilian Martins, recém-eleita presidente do TCE-PI,  mediará debate em fórum

Contas de Governo
A conselheira Lilian Martins é a nova presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, recém-eleita para o cargo. Ela vai ser mediadora no VII Fórum Nacional de Auditoria de 2020 que acontecerá nos dias 22 e 23 deste mês, de forma virtual. A temática desta edição aborda “Contas de Governo”. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas por meio do Sistema de Gestão Educacional (Siged), no portal do IPC. Mestra em Direito Tributário e especialista em Direito Processual Civil, a conselheira Lilian Martins terá sua participação no fórum como mediadora no primeiro dia do evento, 22 de outubro, às 15h, com a participação de Nestor Granato, Donato Volkers e José Marilson Dantas, todos com vasta experiência em controle de gestão e governança no setor público. Vale lembrar que os Fóruns Nacionais de Auditoria são encontros técnicos entre palestrantes e profissionais do controle externo de diferentes regiões do país, para troca de experiências e aprofundamento de temas relacionados à auditoria do setor público. Este ano, devido à pandemia, esses encontros estão acontecendo de forma virtual.

Biometria é excluida nestas eleições
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, seguindo as recomendações de infectologistas que prestam consultoria sanitária para as eleições municipais, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica no dia da votação, no dia 15 de novembro. A decisão foi tomada após o presidente da Corte ouvir os médicos David Uip, do Hospital Sírio Libanês, Marília Santini, da Fundação Fiocruz, e Luís Fernando Aranha Camargo, do Hospital Albert Einstein, que integram o grupo que presta a consultoria. Vale ressaltar que técnicos do TSE também participaram da primeira reunião da consultoria sanitária, que é prestada de forma gratuita e pretende estabelecer um protocolo de segurança, que deverá ser replicado em todas as seções eleitorais do Brasil. A exclusão da biometria se baseia no fato de que a identificação pela digital pode aumentar as possibilidades de infecção, já que o leitor não pode ser higienizado com frequência; e aumenta as aglomerações, uma vez que a votação com biometria é mais demorada do que a votação com assinatura no caderno de votações.

Bengell
A atriz e articuladora cultural Safira Bengell é candidata a vereadora de Teresina pelo PSDB. Ela tem como slogan de campanha “Eleja a maquiada, não vote em mascarados”. Polêmica, Safira tem como foco de suas ações como candidata ao legislativo municipal a área r cultural, a arte, a educação e a cidadania. Ela pretende ser uma porta-voz da população sofrida de Teresina, dos mais necessidades e daqueles ávidos poor justiça social.

Combate à corrupção
Sob a coordenação do advogado Arimateia Dantas, a Força-Tarefa Popular (FTP) realiza a “Marcha no Sertão” que tem como principal objetivo fiscalizar as contas e obras públicas executadas nos estados do Piauí e Ceará. O movimento já percorreu 3.500 quilômetros a pé, passando por mais de 50 municípios, conforme destaca matéria no site do Senado Federal. Sobre a FTP, o deputado Francisco Limma, presidente do PT no Piauí, diz que essas ações são necessárias para que seja conhecido como o dinheiro público está sendo investido.

Cartão expresso
Será disponibilizado nos ônibus da capital pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut), a venda de cartões expressos em preço promocional. O cartão terá recarga de 10 créditos e o valor cobrado de R$ 40, ou seja, o cartão físico será gratuito sem cobrança do valor normal de R$ 6,00. Ao todo 17 postos de venda estão distribuídos em todas as zonas da cidade.

Academias
Projeto apresentado à Câmara dos Deputados propõe obrigar as academias de musculação, de crossfit e de treinamento funcional a exibir placas sobre os malefícios decorrentes do uso de anabolizantes e outros esteroides. Para o autor do projeto, deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), o uso de anabolizantes vem se tornando um hábito comum, especialmente entre pessoas que praticam esportes, para aumentar a competitividade, ajudar na cura de lesões ou por questões estéticas, uma vez que atuam no crescimento muscular.


Deixe seu comentário