De Olho

Imunização

Coluna “De Olho”: Leis propõem inclusão de categorias na vacinação contra a Covid-19

Publicada em 26 de março de 2021 - 21:41

Atualizado em 26 de março de 2021 - 22:11

Imprimir
Coluna “De Olho”: Leis propõem inclusão de categorias na vacinação contra a Covid-19

Vacinação contra Covid-19

Apresentados à Câmara Municipal de Teresina e à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), projetos de Lei propõem a inclusão de várias categorias profissionais nos grupos de prioritários na vacinação contra Covid-19. Projeto aprovado pela Alepi, de autoria do deputado Marden Menezes (PSDB), dá prioridade aos estudantes da área de saúde na campanha de vacinação contra o novo coronavírus, beneficiando principalmente os que dão atendimento ao público. Em outro projeto, desta vez encaminhado para aprovação do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), de autoria do vereador Vinícios Ferreira (Avante), propõe a inclusão dos agentes funerários nos grupos prioritários de imunicação contra o novo coronavírus. Além desses trabalhadores, o parlamentar quer incluir também, pessoas que trabalham como caixas de supermercados, funcionários de farmácia, cinegrafistas e jornalistas que trabalhem em cobertura externas nos grupos prioritários. Para ele, são profissionais que atuam com muita exposição e merecem ter a segurança da imunização o mais rápido possível.

Mais prazo para convocação
de espera do Fies

Os estudantes interessados no processo seletivo do primeiro semestre de 2021 do Fundo de Financimaneto Estudantil (Fies) ganharam mais prazo para fazê-lo. O Ministério da Educação prorrogou para 14 de abril o prazo para convocação da lista de espera para estudantes. O prazo inicial terminaria às 23h59 da última quinta-feira (18). Segundo a pasta, todos os candidatos que não foram pré-selecionados na chamada única estão automaticamente incluídos na lista de espera. Para saber o andamento da inscrição, o estudante deve fazer o acompanhamento pela página do Fies. Após a convocação, quem estiver inscrito tem até três dias úteis para fazer a complementação da documentação para contratar o financiamento da faculdade que pretende cursar. De acordo com o ministério, serão ofertadas neste ano 93 mil vagas pelo Fies. No primeiro semestre, estarão disponíveis 40 mil vagas para 24,4 mil cursos de graduação em 1,4 mil faculdades privadas em todo o país. Mais de 128 mil alunos estão inscritos no processo de seleção para obter o financiamento.

Tapa-buraco
As reclamações sobre os buracos existentes nas ruas e avenidas de Teresina tem sido constantes nesse período chuvoso por parte de motoristas e motociclistas, que alegam prejuízos nos seus veículos. Mas o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Teresina (Semduh), Edmilson Ferreira, tem dito que o órgão está fazendo tudo que é possível para acelerar as ações da Operação Tapa-Buraco para atender a população de forma satisfatória.

Webnário
Está marcado para os dias 30 e 31 próximos, o Webnário Piauiense de Secretários e Secretárias municipais. Esse evento, que é direcionado aos gestores e gestoras municipais, tem por objetivo apresentar para os prefeitos e secretários municipais de Agricultura, os projetos e políticas públicas voltadas para a Agricultura Familiar. Durante esses dois dias haverá apresentação dos projetos e programas da Saf e dos órgãos parceiros.

No PTB
Após a repercussão de uma eventual saída do ex-senador João Vicente Claudino e dos deputados Nerinho e Janaína Marques do PTB, o vereador Bruno Vilarinho, presidente da sigla em Teresina, avisou que não pretende deixar o partido. “Continuo firme no PTB e não tenho pretensão de sair. Vou continuar desenvolvendo meu trabalho em prol da população de Teresina e montar um partido forte para disputar novamente uma vaga para Câmara em 2024”, conta.

Fonte: Redação


Deixe seu comentário