De Olho

Legislativo estadual

Coluna “De Olho”: Em fevereiro, Alepi decidirá se amplia dias de realização de sessões

Publicada em 6 de janeiro de 2021 - 11:26

Atualizado em 06 de janeiro de 2021 - 11:26

Imprimir
Coluna “De Olho”: Em fevereiro, Alepi decidirá se amplia dias de realização de sessões

Alepi
De recesso desde o dia 22 de dezembro de 2020, a Assembleia Legislativa do Piauí conseguiu limpar a pauta e, no balanço feito pelo presidente da Casa, deputado Themístocles Filho (MDB), reeleito para mais um mandato na Casa, disse que as ações do parlamento ocorreram em um ano que foi afetado bastante pela pandemia do novo coronavírus. Ele ressaltou que o legislativo estadual iniciou a pandemia com sessões virtuais e encerrou o ano com encontros presenciais apenas duas vezes na semana. Para Themístocles, a pandemia foi muito ruim para todos e para o Piauí. Entretanto, todos os projetos de interesse do Estado foram aprovados. No próximo ano, o presidente reunirá os deputados para discutir a possibilidade de ampliação dos dias de sessões presenciais. Atualmente, as votações ocorrem apenas nas segundas-feiras e terças-feiras. O presidente Themístocles informou que vai se reunir em fevereiro com a bancada dos deputados para decidir conjuntamente como será o funcionamento da Alepi, pois quem decide é a bancada.

Indústria
O ano de 2020 foi marcante para a economia brasileira. Com a pandemia do novo coronavírus, a indústria piauiense se viu afetada diretamente na produção de materiais, alta nos preços de produtos e equilíbrio econômico. Contudo, o segmento piauiense percebeu grandes avanços na atividade industrial do Estado e as perspectivas apontam otimismo para os volumes de produção e desenvolvimento do setor em 2021. “A atividade industrial voltou ao patamar de fevereiro na pré-pandemia. Assim, com muito entusiasmo venho dizer que é hora de arregaçarmos as mangas e fazermos novamente esse país e o nosso Piauí crescerem e gerarmos muitos empregos. Feliz 2021 a todos os piauienses e em especial aos guerreiros industriais do Estado”, disse Andrade Júnior, presidente do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI).

No seu estilo
O novo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), esteve nesta quarta-feira (6) muito cedo na sede da Equatorial para cobrar dos diretores da empresa providências quanto aos problemas de abastecimento de energia que a população da capital enfrenta desde o dia 31 de dezembro de 2020. Saindo da reunião, Dr. Pessoa saiu caminhando pela Avenida Maranhão, sendo saudado pelos populares.

Pagamento de servidores
Em 2021, os salários dos servidores estaduais do mês de janeiro em diante serão pagos até o 5º dia útil do mês seguinte. A nova tabela de pagamento tem apenas duas faixas salariais. Quem ganha até R$ 2 mil vai receber o pagamento de janeiro já no dia 29 do mesmo mês e quem ganha acima dessa faixa vai receber até o 5º dia útil de fevereiro. Para o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, o pagamento até o 5º dia útil é extremamente importante para a retomada econômica.

13º salário
O pagamento da segunda parcela do 13º salário em 2021 será feito em apenas um dia para todos os servidores: 18 de dezembro. A primeira parcela continua sendo paga no aniversário do servidor. É o que garante o secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles.

No PSB
Filiados históricos do Partido Socialista Brasileiro (PSB), com atuação em Teresina, articulam uma reunião para discutir o partido e sua inserção nos movimentos sociais no município, principalmente agora que a sigla tem o ex-deputado Robert Rios como vice-prefeito da Capital, secretário de Finanças indicado pelo prefeito eleito Dr. Pessoa (MDB). Uma dessas alas do PSB é o sindical.

Imunização
Como coordenador de estratégia para a vacina contra o novo coronavírus no Fórum Nacional de Governadores e também presidente do Consórcio de Governadores do Nordeste, o governador Wellington Dias (PT) tem se dedicado à defesa da imunização dos brasileiros contra a doença. Ele defende que a vacinação seja prioritária também para profissionais da educação, sugestão que, segundo o gestor estadual, foi bem aceita pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro.


Deixe seu comentário