De Olho

Coluna “De Olho”: MDB homologa hoje chapa de Dr.Pessoa e Robert Rios à Prefeitura de Teresina

Publicada em 15 de setembro de 2020 - 0:49

Atualizado em 15 de setembro de 2020 - 08:06

Imprimir
Coluna “De Olho”:  MDB  homologa hoje chapa de   Dr.Pessoa e Robert Rios à Prefeitura de Teresina

Convenção

Os partidos realizarão até hoje e amanhã, 16, suas convenções para homologação dos nomes dos candidatos majoritários e proporcionais. O MDB, PSB e PRTB realizam suas convenções nesta terça-feira, iniciando às 9h e encerrando às 13h, na sede do MDB, localizada no bairro São João, zona Leste da capital, para oficializar o pré-candidato a prefeito Dr. Pessoa (MDB) na disputa pela Prefeitura de Teresina, tendo como vice, o ex-deputado Robert Risos, indicado pelo PSB presidido pelo ex-governador Wilson Martins.

Acesso restrito no TRE-PI
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, após meses funcionando remotamente por conta da pandemia do Covid-19, voltou com suas atividades presenciais desde segunda-feira, seguindo os protocolos fixados pelas autoridades de saúde municipais e estaduais, regras e diretrizes elaboradas e aprovadas por um comitê interno coordenado pelo infectologista Kelson Nobre Veras. Entretanto, o acesso ao prédio do TRE-PI, suas dependências, continuam restritas a desembargadores, juízes, membros do Ministério Público Eleitoral, defensores públicos, advogados e estagiários de direito inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Como também, a servidores em exercício no tribunal, inativos e candidatos do concurso externo, convocados pelo Serviço de Assistência à Saúde ou pela Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (COEDE). O acesso também é dado a policiais civis, militares e guardas municipais e outros agentes de segurança necessários à manutenção da segurança dos prédios; terceirizados, prestadores de serviço e fornecedores que prestem trabalho à Justiça Eleitoral; partes e testemunhas estritamente para comparecimento aos atos processuais aos quais foram convocados; outras pessoas devidamente autorizadas.

Livro
“Mãos que trazem à luz: memórias das parteiras de Oeiras-Pi”. Esse é o título do livro de reportagem de autoria de Sandy Swamy Silva do Nascimento e como coautora a também jornalista e professora mestra Lana Krisna de Carvalho Morais. O lançamento da obra será dia 21 de setembro, às 19h, de forma online, no canal do YouTube da jornalista Sandy. O livro é um resgate da cultura do ato de partejar, relatos de parteiras tradicionais que realizam essa atividade no sertão piauiense.

Ideb
O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019 será divulgado nesta terça-feira, 15, pelo MInistério da Educação. A diretoria da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc do Piauí tem boas expectativas para o resultado. O Ideb é a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.

Oficializar candidatura
Indicado pelo Solidariedade presidido no Piauí pelo deputado Evaldo Gomes para ser o vice na chapa encabeçada pelo petista deputado Fábio Novo, descobriu-se que Érico Luís não era filiado do partido, mas com filiação ainda no PTC. Para resolver o imbróglio, o PTC vai realizar convenção nesta terça-feira para oficializar a candidatura. Será mais uma legenda a se juntar aos aliados além do PT, com Solidariedade, PCdoB e Rede Sustentabilidade.

Fiscalização do Procon
A alta dos preços de produtos da cesta básica passaram a ser fiscalização pelo Programa de Defesa do Consumidor (Procon), órgão do Ministério Público Estadual. O Procon já tinha multado até ontem (14), seis supermercados foram multados, em Teresina, por cobrarem valores considerados abusivos no preço do arroz. E a fiscalização, segundo o Procon, vai continuar. De acordo com o órgão, oito estabelecimentos fiscalizados e em alguns locais foram encontrados o pacote de 5kg de arroz sendo vendido por R$ 35,00, o que e incompatível com o preço de mercado.
A Agência Brasil diz que desde o início do ano, o preço do arroz acumula alta de mais de 21,2% nas prateleiras, segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas).


Deixe seu comentário