Sua Saúde

Salve o sorriso brasileiro

Campanha Julho Neon conscientiza sobre saúde bucal e tratamentos

Movimento liderado pela SINOG adota Julho como o mês de conscientização da importância da saúde bucal e promove o acesso aos tratamentos odontológicos para as comunidades menos favorecidas do Brasil.

Publicada em 6 de julho de 2021 - 19:26

Atualizado em 06 de julho de 2021 - 19:26

Imprimir
Campanha Julho Neon conscientiza sobre saúde bucal e tratamentos

Divulgação

O Movimento Julho Neon – Salve o sorriso brasileiro, liderado pela SINOG (Associação Brasileira de Planos Odontológicos), que tem como objetivo democratizar o acesso aos tratamentos odontológicos de qualidade, adotou  Julho como o mês de conscientização da importância da Saúde Bucal, promovendo o acesso aos tratamentos por meio de planos odontológicos, além de parcerias com duas ONG´s: “Doutores das Águas” e “Turma do Bem – TdB ” para levar saúde às comunidades menos favorecidas do Brasil.


A campanha, com repercussão nacional, tem caráter agregador pois irá trabalhar várias frentes com o objetivo de proporcionar vida mais saudável para a população brasileira por meio do acesso à Saúde Bucal de qualidade. O projeto também valoriza o papel dos dentistas que são os protagonistas de muitas histórias de transformação, pois cuidam do maior patrimônio do brasileiro: o sorriso. Já a música, Escovar, Cuidar e Sorrir, hit oficial da Campanha, escrita e interpretada pelo cantor Jairzinho, irá embalar o mês de realização do movimento. 

No Piauí, a campanha nacional recebe o apoio da Humana Odonto e com o propósito de trazer para o estado a conscientização de que a saúde começa pela boca. De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde – PNS, realizada pelo IBGE, que coleta informações sobre a saúde do brasileiro, somente no Piauí, menos da metade da população faz a higiene bucal completa. Conforme os dados, cerca de 49,1% dos piauienses fazem o uso de escova, pasta de dente e uso do fio dental. A pesquisa mostra também que apenas 42% da população do estado foi ao dentista em 1 ano e 23,8% perderam 13 ou mais dentes.

“Várias ações foram planejadas para esta campanha, em um momento muito importante como este, pois a pandemia despertou na população a necessidade de buscar por saúde, bem-estar e novos hábitos”, afirma Dr. Roberto Cury, presidente da SINOG. “Os planos odontológicos garantem acesso a tratamentos de qualidade a um custo que cabe no bolso do brasileiro. Além disto, melhoram os aspectos comportamentais, auxiliando no desempenho, na autoconfiança e autoestima das pessoas”, completa.

Entre as ações do Movimento Julho Neon, cuja identidade visual representa as cores, formas geométricas e toda a diversidade brasileira, estão:  

Pontos Turísticos


Para evidenciar a importância da Saúde Bucal, vários pontos turísticos serão iluminados pelo Brasil com as cores do movimento Julho Neon: Palácio dos Bandeirantes e Ponte Estaiada, em São Paulo, Congresso Nacional, em Brasília, e Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, entre outros.

*Doutores das Águas:*


A ONG Doutores das Águas, cuja missão é levar ajuda odontológica e psicossocial às comunidades ribeirinhas da Amazônia, inicia sua expedição dia 01/07, levando Saúde Bucal para quem não tem acesso a tratamentos odontológicos. Com consultórios e dentistas voluntários, chegará via barco para prestar atendimento gratuito à população ribeirinha da bacia Amazônica.

*Turma do Bem – TdB:*


A missão da ONG é mudar a percepção da  sociedade sobre a questão da Saúde Bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. Com maior de número de dentistas voluntários do mundo, atendendo crianças e jovens de baixa renda entre 11 e 17 anos, irá relatar, em vídeo, histórias de vidas transformadas através do sorriso. #DentistasHerois – Eles salvam o sorriso brasileiro.

Para Dr. Roberto Cury “Esse movimento vem no momento certo, quando o segmento atingiu sua maturidade, consolidando os planos odontológicos como principais agentes da democratização do acesso à Saúde Bucal”.


Sobre a SINOG:

A SINOG, Associação Brasileira de Planos Odontológicos, foi criada em 1.996 com o objetivo de atuar como agente de crescimento e aprimoramento das empresas de assistência odontológica, incluindo todas as operadoras de planos odontológicos. Em sua atuação, representa as associadas junto à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e nos conselhos de classe (CFO – Conselho Federal de Odontologia e CROs – Conselhos Regionais de Odontologia), colabora no desenvolvimento técnico-científico da categoria, define padrões mínimos de qualidade e de gestão, divulga e amplia o conceito de plano odontológico como agente facilitador do acesso à assistência de saúde bucal da população, promove a integração das empresas junto à classe odontológica e continua atuando como sindicato patronal, representando as operadoras de Odontologia de Grupo em todo o Brasil nas negociações coletivas, realizando assembleias gerais para a discussão e debate das pautas de reivindicações apresentadas pelos diversos sindicatos profissionais. Atualmente conta com 38 operadoras associadas que representam 68,3% do mercado, em beneficiários.

Sobre Humana Odonto

A Humana Odonto é um plano odontológico que oferece acesso aos serviços de saúde bucal com preços acessíveis no Piauí. O plano dispõe de ampla rede credenciada para garantir atendimento de excelência aos seus beneficiários. O convênio possui ainda várias especialidades na área da odontologia para assegurar a assistência necessária com alto padrão de qualidade. A Humana Odonto é dos serviços oferecidos pela Humana Saúde, que já atua desde 1995 no mercado piauiense e agora é uma das marcas da Athena Saúde, um dos cinco maiores grupos de medicina do país, que conta com operadoras e centros de saúde em vários estados brasileiros, sendo referência de atendimento com modernos hospitais e clínicas em importantes cidades das regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

Fonte: Com informações da Assessoria


Deixe seu comentário