De Olho

Centro comercial

Abandono de espaços culturais no centro comercial de Teresina

Publicada em 7 de julho de 2021 - 22:53

Atualizado em 07 de julho de 2021 - 22:53

Imprimir
Abandono de espaços culturais no centro comercial de Teresina

Abandono de espaço cultural
As tentativas de construir áreas como espaço de lazer no centro de Teresina não tem dado cedo por conta do abandono pelo poder público. Exemplo disso é a Rua Climatizada, um trecho da Rua Elizeu Martins, ao lado da antiga Câmara Municipal de Teresina, centro comercial da cidade. No local não existe mais climatização e a deteriorização do local demonstra a falta de preservação. Outro local abandonado é um espaço cultural construído na calçada em frente ao Clube dos Diários, na Rua Álvaro Mendes, onde populares paravam para papear ou passar o tempo. No local não dispõe mais dos bancos nem das mesas. O abandono do local está contribuindo para a deteriorização do espaço, antes bastante frequentado pelas pessoas que vão a agência do Banco do Brasil que fica do outro lado da rua.

Espaços públicos
Preocupante como os espaços públicos são ocupados desordenamente sem que o poder público municipal adote uma providência para evitar a ocupação de áreas de circulação de pedestres na cidade de Teresina. Pois, a cada dia que passa, desde janeiro deste ano, cresce o número de comerciantes de hortifrutigrangeiros e vendedores ambulantes nas praças dos bairros e no centro comercial de Teresina, principalmente nos calçadões. Na praça Carlos Castelo Branco, localizada no bairro Morada do Sol, zona Leste, por exemplo, uma das áreas destinadas a parada de ônibus é ocupada logo cedo pelos feirantes que instalam suas barracas impedindo a parada dos coletivos e circulação de pedestres. Apesar das reclamações de populares, o problema continua à espera de uma ação da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Leste (Saad-Leste).

Fundo de Participação
O repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) começa com o repasse de R$ 4,7 bilhões às prefeituras municipais do país. Esse será o valor do primeiro repasse do FPM de julho. A cota-parte de cada uma das 5.568 prefeituras entra nas contas específicas na sexta-feira, 9. Com base nos dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o montante será 41,34% maior que o mesmo repasse ocorrido ano passado. No entanto, quando se considera a inflação do período, o crescimento do Fundo fica em 31,62%.

No PSDB
Depois de perder o único prefeito que legeu nas eleições municipais do ano passado no Piauí, prefeito Saulo Trajano, de Passagem Franca, que trocou o PSDB pelo PT do governador Wellington Dias, agora o partido está perdendo um de seus quadros, o professor Charles Silveira, que ocupou cargos de primeiro escalão durante a gestão tucana na Prefeitura de Teresina. Charles confirmou filiação no PDT e deverá disputar mandato em 2022. O PDT investe em outros nomes do ninho tucano.

Gabinete itinerante
O deputado estadual Gessivaldo Isaías, do Republicanos, resolveu inovar nas ações parlamentares, colocando em prática o que chama de “Gabinete Itinerante”. A cada edição, um bairro da capital é beneficiado com ações sociais. São serviços de atendimentos odontológicos, jurídico, nutricionista, fisioterapeuta, serviço social e orientações de enfermagem. Além disso, o parlamentar ouve as demandas dos moradores para encaminhar aos órgãos das administrações públicas estadual e municipal.

Insegurança
Os assaltantes vem assustando a população de Teresina e até ir a um supermercado exige muito cuidado para não ser surpreendido por ações de bandidos. clientes das redes de supemercados ouvidos pela reportagem do Portalosol demonstraram preocupaçõe com a onda de assaltos nos estacionamentos na hora de chegar e sair do carro ou voltar das compras para colocar no veículo. Os assaltos são constantes a qualquer hora do dia, sem que seja tomada uma providência tanto da parte da direção desses estabelecimentos comerciais quanto da segurança pública, que é um dever do Estado e um direito de todos.

Fonte: Redação


Deixe seu comentário