Abandono de espaço cultural
As tentativas de construir áreas como espaço de lazer no centro de Teresina não tem dado cedo por conta do abandono pelo poder público. Exemplo disso é a Rua Climatizada, um trecho da Rua Elizeu Martins, ao lado da antiga Câmara Municipal de Teresina, centro comercial da cidade. No local não existe mais climatização e a deteriorização do local demonstra a falta de preservação. Outro local abandonado é um espaço cultural construído na calçada em frente ao Clube dos Diários, na Rua Álvaro Mendes, onde populares paravam para papear ou passar o tempo. No local não dispõe mais dos bancos nem das mesas. O abandono do local está contribuindo para a deteriorização do espaço, antes bastante frequentado pelas pessoas que vão a agência do Banco do Brasil que fica do outro lado da rua.
Espaços públicos
Preocupante como os espaços públicos são ocupados desordenamente sem que o poder público municipal adote uma providência para evitar a ocupação de áreas de circulação de pedestres na cidade de Teresina. Pois, a cada dia que passa, desde janeiro deste ano, cresce o número de comerciantes de hortifrutigrangeiros e vendedores ambulantes nas praças dos bairros e no centro comercial de Teresina, principalmente nos calçadões. Na praça Carlos Castelo Branco, localizada no bairro Morada do Sol, zona Leste, por exemplo, uma das áreas destinadas a parada de ônibus é ocupada logo cedo pelos feirantes que instalam suas barracas impedindo a parada dos coletivos e circulação de pedestres. Apesar das reclamações de populares, o problema continua à espera de uma ação da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Leste (Saad-Leste).
Fundo de Participação
O repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) começa com o repasse de R$ 4,7 bilhões às prefeituras municipais do país. Esse será o valor do primeiro repasse do FPM de julho. A cota-parte de cada uma das 5.568 prefeituras entra nas contas específicas na sexta-feira, 9. Com base nos dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o montante será 41,34% maior que o mesmo repasse ocorrido ano passado. No entanto, quando se considera a inflação do período, o crescimento do Fundo fica em 31,62%.
No PSDB
Depois de perder o único prefeito que legeu nas eleições municipais do ano passado no Piauí, prefeito Saulo Trajano, de Passagem Franca, que trocou o PSDB pelo PT do governador Wellington Dias, agora o partido está perdendo um de seus quadros, o professor Charles Silveira, que ocupou cargos de primeiro escalão durante a gestão tucana na Prefeitura de Teresina. Charles confirmou filiação no PDT e deverá disputar mandato em 2022. O PDT investe em outros nomes do ninho tucano.
Gabinete itinerante
O deputado estadual Gessivaldo Isaías, do Republicanos, resolveu inovar nas ações parlamentares, colocando em prática o que chama de “Gabinete Itinerante”. A cada edição, um bairro da capital é beneficiado com ações sociais. São serviços de atendimentos odontológicos, jurídico, nutricionista, fisioterapeuta, serviço social e orientações de enfermagem. Além disso, o parlamentar ouve as demandas dos moradores para encaminhar aos órgãos das administrações públicas estadual e municipal.
Insegurança
Os assaltantes vem assustando a população de Teresina e até ir a um supermercado exige muito cuidado para não ser surpreendido por ações de bandidos. clientes das redes de supemercados ouvidos pela reportagem do Portalosol demonstraram preocupaçõe com a onda de assaltos nos estacionamentos na hora de chegar e sair do carro ou voltar das compras para colocar no veículo. Os assaltos são constantes a qualquer hora do dia, sem que seja tomada uma providência tanto da parte da direção desses estabelecimentos comerciais quanto da segurança pública, que é um dever do Estado e um direito de todos.