O Governador do Piauí, Wellington Dias (PT), decretou, nessa quarta-feira, (11/11), estado de emergência no Piauí pelo aumento de casos da Covid-19 no estado. O governo do Piauí levou em consideração o Boletim Epidemiológico da última terça (10/11), que registrou 118.349 casos e 2.486 mortes pela Covid-19 no estado.
Segundo o decreto assinado pelo governador, está declarada a existência de circunstância anormal, caracterizada como situação de emergência provocada pelo Desastre Natural Classificado e codificado como doenças infecciosas virais (COBRADE 1.5.1.1.0), em toda a extensão territorial do Estado do Piauí.
“Ficam acionados, em sua plenitude, os órgãos e entidades da Administração Pública, dentro dos respectivos campos de competências e os vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado, para adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade”, diz o decreto.
O decreto destaca o aumento no número de casos, “indicando que o ciclo evolutivo do desastre natural faz necessário o estabelecimento de uma situação jurídica especial com a decretação de situação de emergência pelo Chefe do Poder Executivo estadual”, ressalta.