O Grupo de Pesquisa Esperança Garcia (GPEG), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Prof. Barros Araújo – Picos, realiza o curso de extensão “Uma análise filosófica da violência no encarceramento da população transexual no Brasil”, na plataforma Google Meet, no dia 15 de outubro, às 19h.
O curso será idealizado com a presença do professor de Filosofia e Pós-graduando em Psicanálise, Marvin Nunes, além do advogado e Pós-graduando em Direito Penal e Processual, e em Direito Administrativo e Constitucional, Miguel Cardoso.
Segundo o palestrante Marvin Nunes, o objetivo do curso é entender como são recebidas as diferentes identidades de gênero dentro do sistema prisional brasileiro.
“O Brasil lidera ranking mundial de assassinatos de transexuais. Em um lugar onde amigos, famílias e empregos não aceitam conviver com pessoas que possuem identidades de gênero diferentes, como são recebidas essas pessoas dentro de um sistema prisional? Se tudo que somos é uma construção social, debates de temas como esse servem para desconstruir o que não nos serve mais e abrir caminhos para construir o que de fato é necessário”, aponta o filósofo.
De acordo com o mediador Miguel Cardoso, projetos desse tipo no meio acadêmico abrem horizontes para novas pesquisas em favor de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros e outras orientações sexuais, identidades e expressões de gênero.