Em pronunciamento realizado na tarde dessa segunda-feira, (18/05) pelas redes sociais, o Governador do Piauí, Wellington Dias, garantiu que o protocolo adotado pelo Estado é de não interferir no tratamento realizado pelos profissionais da saúde a pacientes diagnosticados com coronavírus (Covid-19).
Wellington Dias explicou que o Governo do Piauí não seguirá as exigências do Presidente da República, Jair Bolsonaro, de que os profissionais da saúde devem incluir a cloroquina no início do tratamento de pacientes com coronavírus.
“Adotamos um protocolo para uso de medicamentos de acordo com a decisão dos médicos. O Estado não pode obrigar um médico a adotar este ou aquele medicamento. Não há, infelizmente, nenhuma vacina contra coronavírus e nenhum remédio contra o coronavírus. Mas há experiências de alguns medicamentos, não só a cloroquina, mas um conjunto de medicamentos que são utilizados pelos profissionais. O papel do Estado é garantir a segurança dos profissionais, para que eles tenham condições de ação para recuperar vidas”, ressaltou.
O governador do Piauí destacou ainda que está trabalhando para o aperfeiçoamento de protocolos para acompanhar a ampliação de laborátórios com o apoio dos profissionais da saúde e de pesquisadores das universidades públicas.
“Para combater o coronavírus no Estado, temos fortalecido um grupo de trabalho envolvendo médicos, enfermeiros, farmacêuticos e pesquisadores da saúde da Universidade Federal do Piauí e da Universidade Estadual do Piauí, com o apoio de seus respectivos reitores Arimateia Lopes e Nouga Cardoso. Juntos estamos trabalhando para o aperfeiçoamento de protocolos para acompanhar a ampliação de laboratórios no Piauí”, explicou.