O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro) informou que a partir desta terça-feira, (13/10), iniciará uma nova greve no transporte público de Teresina. A principal demanda é o cumprimento da Medida Provisória 936, referente ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.
A instituição vem reivindicando o direito a um plano de saúde, auxílio alimentação, melhores condições de trabalho, pontos de apoio com condições adequadas no final de linhas, EPIs, incluindo proteção com tela de película ao lado do motorista e a frente dos cobradores e ainda a sanitização dos ônibus.
Segundo Francisco Sousa, secretário de previdência social do Sintetro, as empresas não estão pagando os 30% do salário e nem o auxílio alimentação.
57 VANS E ÔNIBUS CADASTRADOS
A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que para amenizar a falta de ônibus, já cadastrou 57 vans e ônibus para operar durante a greve.
De acordo com Weldon Bandeira, gestor da Strans, a decisão do Sintetro por uma nova greve foi uma surpresa e que irá acionar o Ministério Público do Trabalho. “Lamentamos a situação e vamos acionar ao Ministério Público do Trabalho, porque o sindicato não nos apresentou nenhuma pauta de reivindicações”, pontuou.
ACESSO AO TRANSPORTE ALTERNATIVO
Para ter acesso ao transporte alternativo disponibilizado pela Strans, o usuário deverá realizar o pagamento da passagem com vale transporte ou pagando um valor de R$4.00. Além disto, a meia passagem não será aceita.