Teresina registrou 62 novos casos e 10 óbitos pelo coronavirus nas últimas 24 horas. Os dados divulgados, neste domingo (21), pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) apontam que a capital chegou à marca de 5.856 casos confirmados e 281 óbitos causados pela Covid-19, sendo que 1.266 pessoas estão recuperadas.
Entre os 10 óbitos registrados, sete apresentavam doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidades, hipotireoidismo e problemas renais. As zonas com maior ocorrência foram a Sudeste (cinco casos), Sul (três casos), Centro e Norte (ambas com um caso cada).
O índice de isolamento social em Teresina apresentou crescimento no último sábado (20), registrando um percentual de 41,8%. O número voltou a se colocar no padrão observado esta semana, onde as taxas de isolamento se mantiveram entre 41% e 43%, com exceção da sexta-feira (19), que marcou apenas 36,5%. Mesmo com o aumento, o índice está abaixo do recomendado do percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a propagação do novo coronavírus, que é de 73%.
O presidente da FMS, Manoel de Moura, informou que a Prefeitura tem adotado várias estratégias para conter a proliferação do vírus e ampliar a rede de atendimento para quem precisa. “A necessidade de atendimento em saúde tem crescido. Sabendo disso, a FMS está fortalecendo a rede, com contratação de profissionais, aquisição de equipamentos e insumos, disponibilização de testes rápidos e ampliação de leitos, melhorando a capacidade de assistência e resposta às demandas da população”, ressalta o presidente.