Dados do 5º Levantamento da Safra de Grãos realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta para uma diminuição na expectativa da produção de soja e aumento na produtividade do milho no Piauí. As duas culturas apresentam-se como as mais importantes para a economia do estado.
De acordo com o boletim, houve uma quebra de cerca de 15% na produtividade da soja em relação à safra anterior devido à falta de chuvas durante a segunda quinzena de dezembro, quando já havia plantação. “As cidades de Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves foram as mais afetadas”, ressalta o superintendente da Conab no Piauí, Alysson Silva Pêgo. “Apesar disso, a lavoura é considerada em boas condições e já voltou a chover em todo o cerrado piauiense desde o fim de janeiro. Caso esse cenário seja mantido até o final do ciclo da soja, parte das lavouras em condição regular ou ruim pode apresentar alguma recuperação”.
Para a safra 2018/2019, o aumento médio na área de cultivo da soja foi da ordem de 6,7%, atingindo um total de 758,1 mil hectares cultivados. Já com o milho, ocorreu o inverso. Apesar da redução de área plantada na agricultura familiar, o agronegócio ampliou sua lavoura, o que gerou expectativa de aumento na produtividade. “Ao todo, o Piauí tem 382,3 mil hectares de área plantada de milho, 10,1% a menos que a da safra anterior. A produtividade média esperada para a cultura no estado gira em torno dos 3.359 kg/ha, aumento de 11,9% em relação à expectativa inicial”, indica Pêgo.
Os dados foram coletados pela Conab no período de 21 a 26 de janeiro, quando técnicos da Companhia estiveram nas regiões produtoras do cerrado e do semiárido piauiense. Outras informações sobre o levantamento da safra de grãos 2018/2019 com os números da produção de grãos em todo o país podem ser consultadas no Boletim disponível na página da Conab.