Semcaspi expediu mais de 7.300 cartões do Passe Livre no ano de 2020

Atualizado em 19 de janeiro de 2021 - 17:48

Imprimir

Mesmo com a pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), expediu 7.334 cartões do Passe Livre, no período de janeiro a dezembro de 2020. Os cartões Passe Livre garantem a gratuidade no transporte público de Teresina para idosos e pessoas com deficiências.

Segundo os dados do Núcleo de Cidadania da Semcaspi, no ano de 2020, foram contemplados com o cartão Passe Livre, tanto de 1ª via, quanto de 2ª via, 4.635 idosos e 2.699 pessoas com deficiências.

De acordo com a secretária da Semcaspi, Eliana Lago, mesmo com a pandemia da Covid-19, os números de expedição do Passe Livre são considerados satisfatórios, tendo em vista os cinco meses de atividades suspensas.

“Nos meses de fevereiro e março de 2020, que antecederam a pandemia, a gente percebe um número bem elevado de expedição de cartões do Passe Livre. Só em fevereiro, foram 1.913 e março 1.491. Com retorno das atividades, o número caiu significativamente. E em setembro, foram apenas 761 expedições de cartões. Já em dezembro, foram 802 expedições, sendo o mês com maior percentual de expedição do Passe Livre registrado no segundo semestre do ano”, esclareceu a secretária.

Para a secretária Eliana Lago, a proposta para o ano de 2021 é aumentar este número, possibilitando que o público-alvo, os idosos e pessoas com deficiências, seja contemplado de forma mais ampla.

“Pretendemos ampliar este número e estamos fazendo os atendimentos com base nos protocolos de segurança contra a Covid-19 para eliminar as chances de transmissão da doença entre nossos assistidos. Na gestão do Doutor Pessoa, o cuidar das pessoas tem sido uma das principais metas e vamos seguir esta proposta com muita responsabilidade”, ressaltou.

Eliana Lago, secretária da Semcaspi. Crédito: Ascom/Semcaspi

O aposentado Domingos Lima, 67 anos, morador do Bairro Poti Velho, zona Norte, conta que, apesar de preferir andar de bicicleta, o benefício ajuda bastante quando precisa se deslocar para lugares mais longes de sua região.

“Eu adoro andar na minha bicicleta, mas claro que têm locais muito longe que não dá para ir pedalando. O Passe Livre melhora e muito a nossa vida. Ainda mais em um momento de crise como este que estamos vivendo”, destacou.

Domingos Lima com a 2ª via do Cartão Passe Livre. Crédito: Ascom/Semcaspi

Saiba como expedir a carteira do Passe Livre

Os interessados em obter o benefício do Passe Livre devem se dirigir a uma das 19 unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), apresentando o RG, CPF e comprovante de residência. O público-alvo é de idosos a partir de 65 anos, e pessoa com deficiências.

Para as pessoas com alguma deficiência, seja física, auditiva, intelectual ou mental, visual ou múltipla, além dos documentos, como: RG, CPF e comprovante de residência, deve apresentar o laudo médico, que comprove a deficiência e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo a meio salário por pessoa.

Em seguida, o solicitante, que preencher aos requisitos necessários para obter o benefício, terá o atendimento agendado pelo CRAS, para a expedição da carteira do Passe Livre, na sede da Semcaspi, que fica localizada na Rua Álvaro Mendes nº 861 (Centro/Sul).