O tradicional desfile cívico-militar em alusão ao feriado de 7 de Setembro, aniversário de 202ª da Independência do Brasil, realizado na manhã deste sábado (7) reuniu cerca de 10 mil pessoas na Avenida Marechal Castelo Branco. O evento aconteceu sem a presença do prefeito de Dr. Pessoa (PRD), que alegou não ter recebido o convite para a solenidade da equipe do Governo do Piauí.
O público presente foi composto por mais de 50 instituições, entre policiais, Forças Armadas, escolas e outros.
De acordo com o governador Rafael Fonteles (PT), a Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, é um dos feitos heroicos que mostrou a adesão do Piauí à independência de Portugal.
“O que a gente quer deixar é realmente uma educação que seja a melhor do Brasil, apostando na escola de tempo integral com a educação profissional e técnica e a descentralização do serviço de saúde, melhorando os hospitais do interior, havendo uma integração maior com os municípios”, complementou.
SEGURANÇA
A segurança do desfile cívico-militar contou com mais de 300 homens e mulheres da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Civil, Militar, Exército Brasileiro, além do Corpo de Bombeiros, brigadas de incêndio e policiamento fluvial pelo rio Poti. A PM-PI compôs a organização.
“Nossas tropas estão aqui tanto para desfilar, como para organizar a questão do policiamento no local do evento e no seu entorno, para dar garantia e tranquilidade ao povo que vem para cá”, disse o comandante da PM-PI, Scheivann Lopes.
Dr. Pessoa se pronuncia por não ter recebido convite
Na noite dessa sexta-feira (6) a equipe de campanha do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, divulgou uma nota que explica o motivo de não ter marcado presença na solenidade. Dr. Pessoa acredita que tenha sido “um ato político” por parte do Governo.
Esse não é o primeiro evento que o prefeito Dr. Pessoa alega o não convite por parte da equipe do Governo do Estado. O outro, foi o Encontro do G20, realizado em maio deste ano, no Centro de Convenções, em que participou delegações internacionais que debateriam aliança global.
Confira a nota na íntegra do Dr. Pessoa:
Nota à Imprensa
O Excelentíssimo Sr. Prefeito, Dr. Pessoa não participará do Desfile Cívico do Dia da Independência (07/09) como sempre participou em todos os anos como cidadão e também como gestor da nossa capital, pois não recebeu o convite oficialmente do Governo do Estado.
Desejamos às nossas crianças das escolas municipais um bom desfile, pois sabemos que representarão a nossa capital, que é a primeira no IDEB em educação no Brasil, e lamentamos pelo Governo do Estado usar o desfile cívico como ato político,
No entanto, em respeito à importância dessa data para a nação brasileira, o Prefeito acompanhará as celebrações ao lado do povo da zona rural de Teresina, reafirmando seu compromisso com os valores cívicos e a proximidade com a população.
Atenciosamente,
Coordenação de campanha