Descumprimento

Sem isolamento social, Parnaíba tem aumento de 119% de mortes por Covid em uma semana

Os dados do boletim da prefeitura desse domingo (14/06) apontam que são 1274 casos confirmados da doença, com 32 óbitos.

Atualizado em 15 de junho de 2020 - 17:45

Imprimir

Mesmo com crescimento no número de mortos por coronavírus por oito dias consecutivos, imagens com aglomerações na Lagoa do Portinho circularam nas redes sociais

A cidade de Parnaíba, localizada no litoral do Piauí, tem registrado um crescimento rápido e acelerado de casos de Covid-19. Os dados do boletim da prefeitura desse domingo (14/06) apontam que são 1274 casos confirmados da doença, com 32 óbitos. O boletim também detalha que destes casos confirmados, 788 estão em isolamento domiciliar, 12 em leitos clínicos e 05 em leitos de UTI. Estão recuperadas 437 pessoas.

Desde o último domingo, dia 7 de junho, Parnaíba tem registrado diariamente novos casos de óbitos por Covid-19. Naquele dia, Parnaíba marcava 15 óbitos por Covid-19. No domingo seguinte, dia 14, a cidade já registrava 32 óbitos, um aumento de 119% em um intervalo de uma semana.

Neste período de aumento de número de óbitos, o maior registro em um dia ocorreu em 13 de junho, com 5 óbitos em um intervalo de 24h. Agora com 32 óbitos, a cidade é a segunda com maior número de mortes em todo o estado, perdendo apenas para Teresina, que tem 207.

A curva de crescimento de casos também chama a atenção. No domingo anterior, dia 7 de junho, eram 911 casos confirmados. Uma semana depois, no domingo dia 14, são 1274 casos. Um aumento de 363 novos casos, o que equivale a um crescimento de quase 40%, em um intervalo de apenas uma semana.

Descumprimento ao isolamento social

Apesar do crescimento de casos, circularam nesse domingo (14/06) imagens de pessoas aglomeradas na Lagoa do Portinho, local que é cartão postal da cidade. Nas imagens compartilhadas em redes sociais, pode-se perceber que há pessoas aglomeradas em mesas, fazendo consumo de alimentos e bebidas. As imagens também mostram pessoas tomando banho na lagoa.

Essas atitudes descumprem os decretos estaduais que restringem a circulação de pessoas em locais públicos. Para este domingo, o governo do Piauí havia decretado um lockdown parcial, com funcionamento de farmácias, serviços de segurança e vigilância, e serviços à margem de rodovias. O isolamento social é a principal medida apontada pelos especialistas para reduzir a circulação do vírus.

Parnaíba conta com o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e atende também a cidades vizinhas, tendo reservado para o tratamento de Covid um total de 49 leitos clínicos e 29 leitos de UTI. De acordo com os dados da Sesapi deste domingo (14), 33 leitos clínicos estavam ocupados (67,3%), e 16 leitos de UTI (64%). Além do HEDA, estão em funcionamento dois hospitais de campanha: um municipal e um estadual (que serve como anexo do HEDA).

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Um internauta compartilhou o vídeo da aglomeração registrada na Lagoa do Portinho no último domingo, (14/06), e exatamente no final de semana em que o Governo do Piauí decretou “Lockdown” parcial no Estado. Confira!

Fonte: Redação Portal O Sol