A 18ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi) foi adiada, mas a previsão é que seja realizada ainda em setembro deste ano. O adiamento do evento ocorreu por conta da necessidade do isolamento social, causado pela pandemia do coronavírus (covid-19).
Segundo Jasmine Malta, coordenadora do Salipi, houve uma reunião virtual no mês de março deste ano entre os organizadores do Salipi, para repensar o evento diante das restrições provocadas pelo coronavírus.
“Decidimos por adiar, mas não cancelar. Estamos debatendo para setembro, se tudo correr bem; pois dependemos dos Protocolos determinados pelo Governo do Estado. Afinal, é um grande evento e com super aglomeração”, pontuou.
Jasmine Malta explica que a captação de patrocínios tem sido bastante difícil para a realização do evento. No entanto, ela ressalta que a proposta é que seja um evento de fácil acesso ao público, com a programação e espaços adaptados a situação do momento.
“O Salipi é e continuará sendo de acesso bastante democrático. O valor que é cobrado é apenas para a Certificação. O evento é aberto, sem cobrança de ingressos e com shows livres. Estamos repensando a programação deste ano tendo como base as medidas sanitárias que estão sendo propostas pelos órgãos de saúde pública e pelo próprio Governo do Piauí, para o bem estar de todos que querem participar”, esclareceu.
PROGRAMAÇÃO
Jasmine Malta destaca que devido ao Salipi ter em sua programação palestras com pesquisadores e escritores, o convite e a própria seleção dos palestrantes têm sido problemáticas por conta da incerteza da pandemia do coronavírus.
“A agenda de palestrantes é um fator complicador. Até porque alguns são do grupo de risco, ou seja, esta mobilidade se torna bastante complicada. Diante das medidas sanitárias do Governo, talvez haja corte de algumas áreas que disponizamos em edições anteriores”, ressaltou.
MEDIDAS SANITÁRIAS
A organização do Salipi 2020 já discute sobre as medidas sanitárias que serão necessários seguir. Dentre elas estão o fornecimento ao público de: totens de álcool gel, mais banheiros químicos, pontos de água para higienização e entrada e circulação controlada.
HOMENAGEM
O Salipi 2020 vai homenagear a professora e poetiza brasileira Maria das Graças Pinheiro Gonçalves Vilhena, mais conhecida apenas como Graça Vilhena. A poetiza faz parte dos movimentos culturais da “Geração 70”.
Dentre suas obras estão: “Em Todo Canto” (1997); “Antologia de Poetas Piauienses e Cearenses” (obra coletiva); “Baião de Todos” (obra coletiva – 1996); “O Jornaleiro de Gesso” (2002) e “Pedra de Cantaria” (2013).
PATROCÍNIO
Para quem pretende contribuir com o patrocínio do Salipi 2020, basta entrar em contato com a Fundação Quixote por meio do e-mail: fundacaoquixote@hotmail.com, falar com o presidente da Fundação Quixote, prof. Kássio Gomes.