A 18ª edição do Salão do livro do Piauí (Salipi) pode ser realizada em um novo formato, com palestras em lives. A previsão é que o Salipi 2020 aconteça em setembro deste ano.
A nova versão do Salipi pode fornecer além das palestras, vendas de livros virtuais. O evento estava programado para acontecer entre os dias 29 de maio a 07 junho, mas foi adiado por conta da pandemia do coronavírus (covid-19).
Segundo Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, a organização tem estudado a criação de uma plataforma para a realização do Salipi em formato virtual.
“A ideia do Salipi virtual faz parte de um estudo preliminar, ainda não é nada conclusivo. Nós estamos em estudo para a criação de uma plataforma própria para que possamos, quem sabe, realizar um salão do livro, na pior das hipóteses, no sentido de não nos aglomerar presencialmente, ou seja, fazer de forma remota. O fato é que nós estamos nos movimentando para a retomada do maior evento cultural que é o Salão do Livro do Piauí”, esclareceu.
Kássio Gomes explica que o Salipi é um evento que gera aglomerações de pessoas e que, geralmente, podem ser contabilizadas cerca de 200 mil pessoas nos 10 dias de evento, ao longo dos seus cinco anos de realização.
“Por conta da pandemia do coronavírus e do isolamento social, nós decidimos não cancelar o evento, mas sim esperar o quê vai acontecer no segundo semestre. Ficaremos atentos quais serão as recomendações das autoridades sanitárias, quais as recomendações dos comitês operacionais da gestão de crise, tanto de Teresina, como no Estado do Piauí. Além das próprias questões relacionadas as liberações dos governos, tanto municipal, quanto estadual”, pontuou.
Para Kássio Gomes, ao longo do isolamento social causado pela pandemia do coronavírus, muitos eventos têm assumido o formato virtual e com o Salipi tem tudo para dar certo.
“A Secretaria de Cultura do Estado do Piauí tem dado um grande exemplo nesta direção. Pretendemos também colocar o Salão do Livro neste formato. Usando inclusive, as plataformas do Governo do Estado, da Secretaria de Cultura e as do próprio Salão do Livro. A gente não descarta a possibilidade de fazer o evento até o final do ano, esta é a nossa expectativa. De poder ter a oportunidade de viver este momento entre livros e leituras, a partir do segundo semestre, mesmo que seja em setembro, outubro ou novembro. Desde que não coincida também com outros calendários, como o eleitoral”, ressaltou.
SALIPI EM QUATRO CIDADES DO PIAUÍ
O presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, destacou que para este ano a meta é realizar o Salão do Livro do Piauí em quatro cidades do Estado.
“A nossa meta é poder realizar, pelo menos, quatro salões do livro ainda no ano de 2020, nas cidades de: Valença, Bom Jesus, Parnaíba e Teresina. Tudo isto, vai depender muito do que as autoridades definirem a respeito do evento. Nós sabemos que os eventos foram os primeiros a pararem e serão os últimos a serem retomados”, afirmou.