Na última quinta-feira (24/09), através de uma transmissão ao vivo pelo Instagram, a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) dialogou com a médica onco-hematologista, Gildene Alves da Costa, a respeito dos sinais, sintomas e tratamentos do câncer infantojuvenil. A ação faz parte da campanha Setembro Dourado, idealizada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIAC), e coordenada localmente pela RFCC-PI.
Destacando o papel fundamental do diagnóstico precoce da doença, Gildene Alves reforçou os sinais e sintomas que o câncer infantojuvenil apresenta. “O câncer é raro na infância, porém é a enfermidade que mais mata crianças e adolescentes de 1 a 19 anos de idade. O diagnóstico para essa doença é fundamental, por isso durante o Setembro Dourado falamos mais sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. As famílias e especialistas da saúde precisam ficar mais atentos a esses sinais para tratarmos de forma mais precoce a doença”, disse a especialista.
Ela ainda afirma que “para quem é diagnosticado com leucemia, por exemplo, os sinais e sintomas mais frequentes são febre sem causa definida, manchas rochas na pele, sangramentos, dores ósseas e articulares, aumento de linfonodos e da barriga. Esses sintomas são parecidos com as doenças comum da infância”, pontuou a médica.
A respeito do tratamento adequado ao câncer, a médica onco-hematologista ressaltou a importância da quimioterapia, sendo uma das opções mais eficientes na cura da doença em crianças e adolescentes. “Com o advento da quimioterapia muitas coisas mudaram. Pelo fato da criança estar em crescimento, ela responde bem melhor a esse tipo de tratamento. Trabalhando nas células que estão se desenvolvendo, a quimioterapia vai agir nas células cancerígenas em crescimento. Por isso dizemos que todo câncer em crianças é uma doença aguda e precisa ser diagnóstico e tratado com o máximo de rapidez”, finaliza Gildene Alves.
A mediadora da conversa, Lenora Campelo, que é voluntária da RFCC-PI, enfatizou sobre a necessidade das famílias apoiarem essa campanha e estarem mais vigilantes a qualquer tipo de sintomas. “O papel da família é primordial, chega a ser indispensável para o diagnóstico precoce. Os pais não podem se acomodar com esses sinais e sintomas que persistem nas crianças. Falando em família, quero pontuar que nós viramos uma família, e uma parte de cada criança que está sendo acompanhada por nós, somos responsáveis por essas crianças e suas famílias”, disse.
Por meio dessa discussão, a RFCC-PI buscou levar o entendimento dos impactos do câncer infantojuvenil, principal intuito da campanha Setembro Dourado. E para finalizar as ações, na próxima terça-feira (29), a partir das 19h, será transmitido uma live musical com a banda Super Fantástico no perfil do Instagram (@redefemininapi).