Tempo Integral

Projeto de construção das 40 creches em Teresina será modelo para o Brasil

A parceria deve ampliar o acesso de crianças de 0 a 3 anos à creche, ofertando mais vagas em diferentes pontos da cidade.

Atualizado em 18 de novembro de 2020 - 17:34

Imprimir

A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Izabel Lima, está em Teresina para fortalecer o projeto de construção de 40 creches de tempo integral na capital. Na tarde de hoje (18/11), participou da reunião que dá início aos trabalhos da Parceria Público-Privada com o BNDES, Ministério da Economia, Consórcio AEM e Prefeitura de Teresina, por meio das secretarias municipais de Educação (SEMEC) e de Concessão e Parcerias (SEMCOP).

A parceria deve ampliar o acesso de crianças de 0 a 3 anos à creche, ofertando mais vagas em diferentes pontos da cidade. A jornada de tempo integral permite que as mães deixem as crianças na escola durante todo o dia e possam trabalhar. As novas unidades de ensino somarão a outras 32 que funcionam nessa modalidade na Rede Municipal.

Segundo o chefe do Departamento de Relacionamento com Governo Norte e Nordeste do BNDES, Ricardo Antonio Torres, a PPP em Teresina será referência para o Brasil. “Estamos iniciando algo grandioso e bastante animados por esse projeto começar em Teresina, que vem sendo destaque nacional na área da educação. A equipe está empenhada no modelo perfeito a ser replicado por todo o país”, destacou.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Kátia Dantas, a iniciativa privada será responsável pela construção e manutenção dos espaços físicos.

“Temos expandido o número de matrículas para essa faixa etária, mas a demanda é crescente, por isso devemos investir na construção de um grande de número de creches com infraestrutura ideal, mantendo a qualidade do ensino que o teresinense já conhece. É mais um passo pela educação que estamos construindo, um sonho ganhando forma, onde poderemos dar respostas rápidas para essa demanda da nossa cidade”, informa Kátia.

Wesley Callegari, secretário do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) do Ministério da Economia, acredita em um impacto na cidade. O órgão é responsável por intermediar a contratação. “Sabemos como parcerias como essa trazem benefícios, qualidade de vida para a população, e na educação é um projeto piloto que precisava realmente ser em Teresina. Queremos muito começar a trabalhar nisso”, pontuou.

A participação da representante do MEC nas discussões da PPP será decisiva para dar início ao plano de trabalho e cronograma das construções. Amanhã (19), ela visitará com a equipe uma creche na zona Sul. “Há um tempo estamos olhando para Teresina, para os bons resultados. Queremos apoiar esse projeto no que for preciso”, concluiu Izabel Lima.

Fonte: Ascom/ Prefeitura de Teresina