Programa Rede de Valor para auxiliar bolsistas do Prouni completa 2 anos

O programa Rede de Valor já beneficiou diversos estudantes de Medicina a custear despesas como alimentação e transporte

Atualizado em 19 de setembro de 2024 - 19:00

Imprimir

O Rede de Valor, programa do Instituto Yduqs, tem ajudado alunos de Medicina, bolsistas do Prouni, com um auxílio financeiro de R$ 400 por mês. O objetivo do programa é reduzir as dificuldades encontradas pelos estudantes na permanência no ensino superior, já que, apesar de serem bolsistas, ainda enfrentam dificuldades financeiras com alimentação, transporte e despesas gerais. Graças a mais de 3 mil bolsas de auxílio financeiro mensal e mais de R$ 1,2 milhão de reais, a rede valorosa já contribuiu para a formação de 49 médicos e a expectativa é que esse número cresça ainda mais até o final do ano. A Yduqs ainda realiza a dobra de todo valor doado por seus colaboradores.

Crédito: Divulgação

Em 2024, além dos campi Angra dos Reis, Città América e Vista Carioca, a iniciativa foi expandida para oito unidades do IDOMED (Instituto de Educação Médica) no Nordeste do Brasil: Açailândia/MA, Alagoinhas/BA, Canindé/CE, Iguatu/CE, Juazeiro/BA, Juazeiro do Norte/CE, Quixadá/CE e Teresina/PI. Neste ano, no primeiro semestre de 2024, o Rede de Valor contou com 184 novas vagas, cujos estudantes elegíveis do 1º ao 6º semestre do curso de medicina do IDOMED tiveram acesso ao benefício.

Para Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, do qual o IDOMED faz parte, o programa incentiva diretamente a formação dos alunos. “É fundamental ter iniciativas como esta para cultivar novos futuros e contribuir para a formação de estudantes que, já pelas suas histórias de vida, demonstram força e resiliência. Além disso, a paixão e a disciplina que os levaram à universidade são qualidades que merecem todo o nosso apoio e reconhecimento” afirma.

A pesquisa feita pelo Instituto Yduqs com os alunos do IDOMED Cittá América, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, constatou que as principais dificuldades enfrentadas para dar continuidade aos estudos são a falta de recursos para transporte e alimentação. Aproximadamente 50% dos alunos realizam trabalhos informais para complementar a renda e 60% dependem de ajuda familiar durante a graduação. A pesquisa também aponta que 20% dos estudantes não têm outra fonte financeira.

Além de fornecer auxílio financeiro, o programa apoia o aluno com outros benefícios, como orientação de carreira exclusiva para estudantes beneficiados. Para participar do programa, é necessário que o estudante esteja matriculado em uma unidade do IDOMED que faça parte do Rede de Valor e que o aluno esteja ativo no Prouni como bolsista integral, modalidade que possui critérios de elegibilidade como renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo e desempenho acadêmico, dentre outros aspectos.

Luryan Ramon Ranzan, 28, estudante bolsista de Medicina e beneficiado pelo Rede de Valor no IDOMED Cittá América, conta que a paixão pelo curso começou em 2018 quando foi internado com o quadro de meningite e observou a rotina dentro de um hospital público. A partir disso, se dedicou completamente aos estudos para conseguir uma bolsa integral em Medicina, já que seus pais não tinham condições financeiras de mantê-lo no ensino superior.

Pós-pandemia, tendo estudado por anos, Luryan se mudou para o Rio de Janeiro com o objetivo de seguir seu sonho e, consequentemente, foi aprovado pelo Prouni por diversas universidades. “Optei pelo IDOMED, justamente pelo Rede de Valor, pela bolsa 100% do Prouni, pelas pessoas que formam o corpo educacional, pela grade curricular e pela estrutura da instituição. Hoje, sigo estudando com minhas iniciações cientificas, trabalhando e totalmente realizado no Rio de Janeiro”, diz Luryan.

Sendo um dos beneficiados, Luryan explica que o auxílio tem ajudado no seu dia a dia e fala sobre a importância do programa na sua vida. “O Rede de Valor é de extrema importância para minha manutenção no Rio de Janeiro. Esse auxílio me ajuda com as necessidades básicas por aqui, principalmente na alimentação e moradia, o que me deixa bem mais aliviado para focar nos estudos. Sou muito grato ao programa e espero que ele seja expandido ainda mais”, afirma o estudante.

As pessoas que se interessarem podem contribuir com essa rede de doações através do site: https://eu.ajudei.org/institutoyduqs/rededevalor/site. Serão aceitas doações de qualquer valor, via cartão de crédito, PIX ou boleto bancário, de forma pontual ou recorrente. As doações realizadas são direcionadas para o fundo dedicado ao programa, com administração de recursos auditada periodicamente, preservando a transparência das operações.

Fonte: Com informações da Assessoria