Piauí sem Covid

Professores da UESPI criam Rede de Solidariedade para combate à Covid-19 no Piauí

Cuidar de quem cuida, essa é a principal intenção da Rede de Solidariedade e Esperança criada por professores da Universidade Estadual do Piauí.

Atualizado em 21 de junho de 2020 - 21:25

Imprimir

Quem cuida de quem cuida? Foi tentando responder essa pergunta que os professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Evandro Alberto de Sousa e Orlando Berti criaram a Rede de Solidariedade e Esperança de Combate à Covid-19 no Piauí. A Rede faz parte de um projeto de pesquisa desenvolvido pelos dois docentes e contemplada em edital da FAPEPI – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí para ações inovadoras sobre a pandemia no estado. 

A Rede é virtual por conta da necessidade de isolamento social. Ela contempla profissionais que trabalham diretamente no combate à Covid-19 no Piauí. “Procuramos refletir as ações dos entes públicos e privados de toda a cadeia de combate à pandemia. O projeto pretende interligar desde os profissionais de enfermagem, medicina, serviço social, psicologia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, limpeza, serviços gerais, recepção e etc, enfim todo mundo que está na linha de frente”, destacou o professor Evandro Alberto de Sousa, que também é vice-reitor da UESPI.

“Somos funcionários públicos e precisamos dar respostas, urgentes, à sociedade. Não estamos fazendo favor, é nosso dever fazer esse tipo de pesquisa”, falou o professor Orlando Berti.

O projeto, segundo os dois professores, também conta com a participação da acadêmica de Jornalismo da UESPI Yasmim Cunha, e tem o objetivo de mobilizar os 224 municípios do Piauí, principalmente nos contextos dos 12 territórios de desenvolvimento do estado.

A Rede funciona com a coleta de depoimentos e veiculação dessas histórias por meio do aplicativo Instagram. “Criamos um perfil, nomeado @piauisemcovid para veicular essas histórias”, contou o professor Evandro Alberto. “Recebemos os depoimentos por Whatsapp, (86) 8133 1012, filtramos e veiculamos no Instagram. Pode ser em foto ou vídeo. Qualquer pessoa do Piauí pode mandar depoimentos e relatos sobre o combate à pandemia. Ninguém melhor quem está na linha de frente para relatar o que está ocorrendo, assim a gente cria mais empatia e dá mais vazão a essa importante demanda”, complementou o professor Orlando Berti. “Precisamos ouvir quem está na linha de frente, saber suas histórias, entender o que está ocorrendo”, destacou o professor Evandro Alberto.

A Rede foi formada há um mês, depois do projeto de pesquisa ser um dos seis contemplados por edital de Pesquisa visando soluções inovadoras no Piauí para o combate à Covid-19. Foi o único contemplado de pesquisadores da UESPI. O projeto será feito até outubro deste ano e pretende deixar como herança um manual de práticas e condutas de combate à pandemias e epidemias, não só da Covid-19, mas também de outros problemas. “Estamos em contatos diários com outras redes, entendendo esse processo e, principalmente, deixando heranças de dias melhores”, finalizou o professor Evandro Alberto.

SERVIÇO:

REDE DE SOLIDARIEDADE DE COMBATE À COVID-19 NO PIAUÍ

INSTAGRAM: @piauisemcovid

WHATSAPP: (86) 8133 1012

E-MAIL: piauisemcovid@uespi.br

Piauí sem Covid-19. Crédito: Divulgação

Fonte: Com informações da Ascom


Matérias relacionadas