Foi da Rede Municipal de Ensino de Teresina o projeto campeão da 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), encerrada na última sexta-feira, (23/10). A equipe do Programa Cidade Olímpica Educacional elaborou um projeto que relaciona o uso de satélites com inteligência artificial para detectar queimadas e desmatamento ilegal no território brasileiro. A proposta levou o 1º lugar na categoria Satélites e Inteligência Artificial no Desafio da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
O time de Teresina foi formado por quatro alunos de escolas municipais, liderados pelo professor Edwar Montenegro, todos componentes do programa desenvolvido pela Prefeitura de Teresina para aprofundar os conhecimentos dos alunos em disciplinas específicas. A turma é famosa por subir no pódio em diversas competições de conhecimento.
Os alunos ficaram, ainda, com o 3º lugar da categoria Contos de Ficção Científica. O feito é da turma de Língua Portuguesa, liderada pelos professores Orlando e Carlos André.
Além do reconhecimento nacional, o grupo ganhou material para construir um satélite de verdade. De acordo com Valdete Silva, coordenadora do Cidade Olímpica Educacional, o satélite deve compor o planetário que será construído em breve na capital.
“Essa foi uma das nossas maiores conquistas, principalmente por desbancar estados brasileiros com avançado desenvolvimento tecnológico. Foram seis dias de imersão total em pesquisas e desafios”, conta Valdete.
Para a aluna Marillia Lurylenne, a dedicação levou à vitória. “Estou muito orgulhosa de mim e da minha equipe, trabalhamos e planejamos tudo juntos. Essa conquista mostra que somos capazes disso e de muito mais”, declarou.