Nesta segunda-feira (8), a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria de Planejamento e Coordenação, recebe representantes do Consulado Geral de França para o Nordeste e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), para assinatura de protocolo de cooperação referente aos projetos Teresina 2030 (Programa de Desenvolvimento Integrado do Município de Teresina) e Programa Euroclima+ (Observatório do Transporte). O protocolo tem como objeto a implementação de diversas ações de promoção do desenvolvimento sustentável na área urbana e rural. Além disso, será feita apresentação de projetos em execução, como EuroClima+: Observatório do Transporte.
O protocolo de cooperação, que deve ser assinado às 9h no Salão Nobre do Palácio da Cidade, visa melhorias do setor da saúde e da assistência social, de fomento à educação, de desenvolvimento econômico e solidário, de apoio à inovação, de preservação do patrimônio e de aprimoramento da eficiência da governança.
A Prefeitura de Teresina está preparando ainda um financiamento de 36 milhões de euros junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para o subsídio de programa de investimento contemplando diversas ações da Agenda Teresina 2030, entre elas a implantação de sistemas de saneamento para a área rural, a melhoria dos sistemas de drenagem da cidade, a requalificação habitacional de moradias e a criação de novos parques, visando a qualidade de vida para a população da capital.
“Com a vinda da equipe tenho certeza que vamos prosperar com as conversas e prosseguir nessa parceria de natureza internacional. Estamos em tratativa para recursos nessas ações específicas de desenvolvimento no município, dentre elas uma destinação para apoio forte na zona rural que é uma bandeira do nosso prefeito Doutor Pessoa”, explica João Henrique Sousa, secretário de Planejamento.
Durante o evento, além da assinatura do termo de cooperação entre Prefeitura e Agência Francesa, haverá o lançamento do edital de inovação aberta do projeto EuroClima+: Observatório do Transporte. O objetivo é ter a participação da população, de outras empresas e órgãos para desenvolvimento de soluções para a gestão do transporte público na cidade.
“Estaremos com a equipe da Agência Francesa para a assinatura desse acordo que trará um impulsionamento para as ações Teresina 2030, que visa o desenvolvimento integrado do município. Além disso, vamos lançar o projeto de inovação aberta, que é a chamada para a participação popular nos próximos dias em um dos projetos já em desenvolvimento, o observatório do transporte. Serão atividades que permitem o desenvolvimento à distância e a participação de pessoas de outros municípios e estados”, explica Cíntia Bartz, Coordenadora da Agenda Teresina 2030.
A Agenda Teresina 2030 é um departamento da Secretaria de Planejamento do município que coordena o projeto e trabalha em colaboração com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS), devido a sua importância na busca por uma cidade mais resiliente e participativa. O projeto já faz parte de uma parceria firmada entre Prefeitura, Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), através do Programa Euroclima+. No Brasil, apenas Teresina e Santos foram contempladas.
Evento: 8 de fevereiro, às 9h, no Salão Nobre da Prefeitura de Teresina
Participantes: Prefeitura de Teresina, Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, Consulado Geral de França para o Nordeste, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS), Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Despacio, Consórcio Systra/Unifor.