A Polícia Federal e Procuradoria Geral da República, com apoio da Receita Federal, deflagraram em Teresina na manhã desta sexta-feira, (28/08), a Operação TRIS IN IDEM que visa desarticular organização criminosa voltada para desvio de recursos públicos, especialmente, voltados para o combate ao coronavírus. Esta ação tem relação com a Operação que afastou do cargo o governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC).
A operação está sendo realizada a nível nacional, além do Piauí, nos Estados de Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Distrito Federal. Esta operação é um desdobramento da Operação Placebo, deflagrada no mês de maio deste ano.
Segundo a Polícia Federal, ao total, estão sendo cumpridos seis mandados de prisão preventiva, dez mandados de prisão temporária, e 82 mandados de busca e apreensão. Além de recursos de verbas públicas, foram identificados atos de lavagem de dinheiro por parte da organização.
A Polícia Federal informou que aproximadamente 380 policiais federais estão atuando na operação. Além disto, existem ações de cooperação policial internacional com medidas sendo cumpridas no Uruguai.
Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de organização criminosa, da Lei 12.850/2013; peculato, corrupção ativa e corrupção passiva, previstos no Código Penal Brasileiro; e “lavagem de dinheiro”, da Lei 9.613/1998.