O governador do Piauí, Wellington Dias, publicou em suas redes sociais, na tarde deste sábado, (16), a chegada dos equipamentos para a fabricação dos respiradores, modelo Air-Tron. Os respiradores Air-Tron serão desenvolvidos por pesquisadores piauienses na cidade de Parnaíba.
Este modelo se diferencia dos demais respiradores é o preço de mercado, enquanto que um respirador industrial custa em média R$ 50 mil, o Air-Tron custará em média R$ 6. Além disto, o respirador Air-Tron atenderá os pacientes em geral, desde crianças e adultos, inclusive, pacientes com sobrepeso.
Segundo o Wellington Dias, os equipamentos para fabricação de respiradores Air-Tron foram adquiridos nas cidades de São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Santo Ângelo (RS).
“Os respiradores, desenvolvidos por pesquisadores piauienses em Parnaíba, serão mais baratos e de montagem mais rápida. A compra de respiradores, equipamentos necessários para a ampliação de leitos de UTI, está difícil em todo o mundo. A pesquisa do Piauí será fundamental para salvar vidas”, disse o governador na publicação nas redes sociais.
O respirador modelo Air-Tron foi desenvolvido com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A proposta foi apresentada durante uma teleconferência entre os pesquisadores e o governador Wellington Dias, ocorrida no final do mês de abril deste ano. Após o debate, o governador do Piauí prometeu apoio à pesquisa e a produção dos respiradores.