Covid-19

Piauí prorroga decreto de isolamento social até 07 de junho

As medidas de restrições tiveram no dia 14 de maio e tem como objetivo conter a propagação da doença e evitar o colapso no sistema de saúde do estado.

Atualizado em 21 de maio de 2020 - 13:48

Imprimir

O Governador do Piauí, Wellington Dias, em pronunciamento realizado na noite dessa quarta-feira, (20/05), pelas redes sociais, informou que o Decreto nº 18.978 com as medidas de isolamento foi prorrogado até o dia 07 de junho deste ano. As medidas de restrições tiveram no dia 14 de maio e tem como objetivo conter a propagação da doença e evitar o colapso no sistema de saúde do estado.

Wellington Dias falou da reunião do comitê emergencial covid-19, realizada na mesma quarta (20/05), que contou com a participação de representantes dos três poderes: municipal, estadual e federal, além do poder público e privado e ainda de pesquisadores e profissionais da saúde.

“Esta semana ainda vivemos um cenário de crescimento da doença. Mas no início de junho, há uma possibilidade de estabilização e caminhando para a queda dos indicadores do crescimento da disseminação e transmicividade do coronavírus. O que representará menos demandas de pessoas doentes e mais pessoas em altas médicas”, pontuou.

Segundo Wellington Dias, na reunião foi aprovado a criação de protocolos das regras de saúde para as iniciativas que estão em atividade e para o retorno das atividades não essenciais.

“Ficou ali aprovado que haverá um esforço, juntamente, com o setor privado com a participação de empresas, de trabalhadores, Ministério Público e da Defensoria, nos ajudar na elaboração de protocolos das regras de saúde, para quem está em atividades, seja o micro, pequeno, médio e grande empresário. Este cronograma será adequado para quando começar a se liberar as atividades que estão paradas. As empresas dos municípios apresentaram alguns estudos junto com o Sebrae e a entidade da construção civil e da indústria. Queremos, se Deus quiser, que possamos dar mais este passo. Esperamos isso para o final de maio e começo de junho”, explicou.

A próxima reunião do comitê emergencial covid-19 ficou marcada para o dia 2 de junho deste ano. A pauta principal será sobre a atenção básica dos municípios.

IDOSOS

O governador do Piauí destacou ainda que haverá um olhar especial para as pessoas com mais de 60 anos, com o intuito de evitar que estes pacientes cheguem a situação grave, demandando vagas na UTI.

“O nosso objetivo é garantir condições para que se possa localizar as pessoas que estão infectadas com o coronavírus, de maneira que possam serem tratadas o mais rápido possível”, destacou.

Fonte: Márcia Gabriele