Novas medidas

Piauí determina uso obrigatório de máscara e ponto facultativo para setor público

O novo decreto determina maiores restrições, especialmente para: sexta-feira, (26/06), sábado (27/06), domingo, (28/06), sexta (03/06), sábado (04/06) e domingo (05/06).

Atualizado em 26 de junho de 2020 - 00:28

Imprimir

O Governador do Piauí, Wellington Dias (PT), anunciou, no início da tarde desta quinta-feira, (25/06), por meio de live, novas medidas de restrições em combate ao coronavírus (Covid-19). Dentre as medidas, além do uso obrigatório de máscaras, mais restrições até o dia 06 de julho, data da retomada parcial das atividades comerciais: como ponto facultativo para o setor público e maiores restrições aos serviços essenciais.

O novo decreto, que está em fase de elaboração, determina maiores restrições, especialmente para: sexta-feira, (26/06), sábado (27/06), domingo, (28/06), sexta (03/07), sábado (04/07) e domingo (05/07). Além de permitir ponto facultativo ao setor público, dos municípios e do Estado, os serviços essenciais também deverão seguir medidas restritivas.

Segundo Wellington Dias, as restrições serão intensificadas até o dia 06 de julho, data marcada para o início da retomada das atividades, que acontecerá por etapas.

“Nós estamos determinando que nesta sexta, sábado e domingo e estes mesmos dias da próxima semana, teremos da parte do  poder público do Estado e a recomendação é também os municípios, ponto facultativo. Para que tenhamos uma colaboração do poder publico, exceto, para aquelas áreas de saúde, de segurança, vigilância sanitária, aquelas que são essências. O decreto será editado daqui a pouco, com maior restrição em relação as atividades essenciais, garantindo que farmácias e demais setores essenciais possam funcionar dentro de determinadas condições”, esclarece.

USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA

Wellington Dias anunciou uma nova medida obrigatória, o uso de máscaras em vias públicas, sujeito a multas caso haja descumprimento, sendo que o valor da multa ainda será decidido.

“Estamos adotando a medida, seguindo uma tendência nacional, a obrigação de máscaras que já era uma realidade no Piauí. Agora, tendo a mesma regra que outros Estados já adotaram, com a aplicação da multa”, pontuou.

Fonte: Márcia Gabriele