Impactos Covid-19

Pesquisa aponta que mercado imobiliário em Teresina teve boas vendas no 2º trimestre do ano

Foram vendidas 822 unidades verticais. Os dados foram apresentados ontem (19) durante encontro virtual do Sinduscon Teresina.

Atualizado em 21 de agosto de 2020 - 15:12

Imprimir

Conhecer e identificar oportunidades de investimentos no mercado imobiliário é muito importante para empresários e consumidores, principalmente frente aos impactos ocasionados pela Covid-19 nos últimos meses. Com o levantamento sobre o Índice de Velocidade de Vendas (IVV), referente ao 2º trimestre deste ano, é possível analisar o comportamento do setor imobiliário e as perspectivas para o próximo semestre.

Os dados da pesquisa foram apresentados na última quarta (19) durante encontro virtual dos associados do Sindicato de Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina) e um representante da Brain Inteligência, que tem acompanhado os impactos e perspectivas do setor na pandemia. A partir disso, é projetado um cenário mais calculado e menos imprevisível.

Durante sua apresentação, Claubert Barreto, consultor Norte e Nordeste da Brain, pontuou que na capital o segundo trimestre foi o mais impactado pela política de distanciamento. No período em análise, não foi possível catalogar nenhum lançamento vertical ou horizontal. Apesar disso, a pesquisa mostra que as vendas foram boas, dentro do contexto de pandemia.

“Teresina vendeu no segundo trimestre 822 unidades verticais, o que significa que o mercado estava reagindo. Estávamos em recuperação, por isso os lançamentos estavam crescendo. A cidade já estava se posicionando no sentido positivo do mercado antes da pandemia. Acreditamos que o segundo semestre vai ser realmente de recuperação”, destacou o consultor.

O relatório reforça que as vendas em Teresina foram bastante próximas à realidade nacional. Ou seja, apesar do lançamento ter caído, as vendas foram boas, o que mostra a reação positiva do mercado, permitindo se trabalhar com a perspectiva de um segundo semestre com mais chances de avaliar melhores oportunidades de atuação.

No que diz respeito aos lançamentos, Claubert ainda destacou, a partir da pesquisa, que “mesmo as unidades prontas sendo mais baratas, as de lançamento (que são mais caras) têm um potencial maior de venda porque apesar do valor, a poupança que o incorporador permite ser dividida ao longo da obra, faz com que o público que tem a renda, mas não tem a entrada, possa comprar no lançamento. Portanto, ele dinamiza o mercado e gera demanda”, explicou na apresentação.

Francisco Reinaldo, presidente do Sinduscon Teresina, salientou que o objetivo dos encontros é repassar o comportamento do mercado para os associados e pessoas interessadas no assunto. “Na reunião, vimos o resultado dessa última pesquisa. Nós resolvemos abrir para todos as informações e a tendência é tentar incluir mais pessoas nas próximas rodadas. Percebo que os números são bem interessantes para o próximo trimestre, que deve estar nesse mesmo ritmo ou até melhor. Em termos de números globais, a tendência é melhorar”, finaliza o gestor.

Fonte: Com informações da Ascom