A paratleta Fernanda Yara, 38 anos, nesse sábado (31) no lugar mais alto do pódio, com a medalha de ouro no Atletismo na Paraolimpíadas de Paris 2024. A paraense completou a prova com menor tempo de 56s74 na prova dos 400 metros classe T47, para atletas com deficiência nos membros superiores.
Essa edição, é a terceira participação de Fernanda Yara em jogos paralímpicos. Apesar de vivenciar um hiato de 13 anos entre a primeira participação e a segunda, a paratleta chegou ao seu bicampeonato mundial em Paris.
Fernanda Yara tem uma má-formação congênita no braço esquerdo, logo abaixo do cotovelo.
Pódio Inédito
Quem dividiu o pódio com Fernanda Yara foi a potiguar Maria Clara Augusto, 20 anos, que levou a medalha de bronze. Ela registrou 57s20 de tempo na prova para atletas com deficiência nos membros superiores.
Maria Clara, que possui uma má-formação congênita no braço, participa pela primeira vez de uma competição paraolímpica.
Mais medalhas
Quem também levou medalha foi Thalita Simplício que conquistou a prata na prova dos 400 metros rasos femininos classe T11, voltada para atletas cegos. Essa é a quinta medalha paralímpica da carreira de Thalita que registrou 57s21 de tempo na prova.
Outro paratleta que se destacou foi Joeferson Marinho, 25 anos, que conquistou a medalha de bronze com o tempo 10s84 na final dos 100 metros rasos T12, na modalidade com baixa visão. Essa foi a primeira participação dele em paraolimpíadas.
E ainda, um bronze foi conquistado por Cícero Nobre, no lançamento de dardos classe F57, prova realizada sentada. O paratleta registrou 49,46m. Ele já havia participado da Paraolimpíadas de Tóquio 2020, onde conquistou também um bronze.