Orçamento em debate
O Orçamento Geral do Estado do Piauí para 2022 estará em debate no próximo dia 22, segundo o calendário de tramitação da proposta divulgada pelo deputado Henrique Pires (MDB), que preside a Comissão de Finanças e relator da matéria. De acordo com o parlamentar, antes do debate em audiência pública serão realizadas reuniões com diálogo com todos os representantes dos poderes: Tribunal de Justiça, TCE, Ministério Público e Executivo. “O importante é discutirmos sobre essa peça que trata sobre o dinheiro público”, afirmou o deputado. O calendário foi firmado após acordo com os demais deputados membros da comissão de finanças. No dia 23 encerra o prazo para que os deputados apresentem suas emendas ao Orçamento.
Título de cidadania
A Câmara Municipal de Teresina (CMT) aprovou por unanimidade na sessão do último dia 10, o projeto de Decreto Legislativo, de autoria do vereador progressista Aluísio Sampaio, que concede o Título Honorífico de Cidadania Teresinense ao ministro da Saúde Marcelo Queiroga. A solenidade de entrega da homenagem ao ministro ainda será marcada pela presidência do legislativo municipal.
APL abre vagas
Em edital publicado, desde o dia 4 deste mês que estão abertas as inscrições na Academia Piauiense de Letras (APL) para o preechimento das Cadeiras 38 e 12, vagas, respectivamente, com os falecimentos dos acadêmicos Manoel Paulo Nunes e Wilson Carvalho Gonçalves. Para se inscrever, a APL informa que os interessados devem procurar a sede da instituição, das 8h às 12h, para formalizarem o pedido de inscrição.
Imortal
Seguindo o exemplo do governador Flávio Dino (PSB), do Maranhão, eleito para a Academia Maranhense de Letras, o governador Wellington Dias (PT), que tem três livros publicados (um deles premiado) já formalizou sua candidatura na disputa por uma das duas vagas abertas na Academia Pìauiense de Letras (APL), a Cadeira 12, vaga com a morte do acadêmico Wilson Carvalho Gonçalves.
Novos leitos no HUT
O senador Elmano Férrer (Progressistas) está destinando emenda parlamentar no valor de R$ 4,5 milhõe para reforma e ampliação de 24 novos leitos no Hospital de Urgência de Teresina Professor Zenon Rocha (HUT), passando dos atuais 16 para 40 leitos. O parlamentar assinou a ordem de serviço ontem (8), em ato solene no HUT. Elmano ressaltou que a destinação das emendas para o HUT se deu pela necessidade do hospital de grande porte em Teresina com atendimento de pacientes de todo o estado.
Título de cidadania
A Câmara Municipal de Teresina (CMT) aprovou por unanimidade na sessão do último dia 10, o projeto de Decreto Legislativo, de autoria do vereador progressista Aluísio Sampaio, que concede o Título Honorífico de Cidadania Teresinense ao ministro da Saúde Marcelo Queiroga. A solenidade de entrega da homenagem ao ministro ainda será marcada pela presidência do legislativo municipal.
Revitalizar Rio Parnaíba
O senador Elmano Férrer (Progressistas) comemora aprovação pela Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, projeto de sua autoria que institui normas gerais para a revitalização da bacia hidrográfica do rio Parnaíba. A proposta prevê ações permanentes de preservação, conservação e recuperação da Bacia do Parnaíba. Além disso, também estabelece metas, como a construção de estações de tratamento de água, reservatórios e fiscalização.
Revitalizar Rio Parnaíba II
A proposta visa ainda a gestão participativa, integrada e descentralizada dos recursos hídricos. Também busca o fomento do uso racional dos recursos hídricos e o monitoramento da quantidade e qualidade de água, do desmatamento, processo de erosão, níveis de poluição e assoreamento dos leitos dos mananciais. “Muita satisfação em ter nosso projeto aprovado na Comissão da Câmara. Será de extrema importância para recuperação e proteção das nascentes do nosso Parnaíba”, disse o senador Elmano Férrer.
Flexibilização da máscara
No vizinho estado do Maranhão, as cidadãs e cidadãos estão falcutados ao uso de máscaras em locais abertos mas obrigatório em locais fechados, conforme decreto assinado pelo governador Flávio Dino, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), na última quarta-feira (10). Na vizinha cidade de Timon (MA), a prefeitura está avaliando se vai ou não acatar o decreto estadual, já que cada município tem autonomia para deliberar sobre a situação individualmente.
União das oposições
Em declaração para imprensa ontem, dia 11, a deputada estadual Teresa Britto, presidente do PV no Piauí, defendeu a união dos partidos de oposição nas eleições de 2022. No cenário político que se desenha à sucessão estadual, a parlamentar afirmou que o PV estará compondo com o bloco composto pelo Progressistas, PSDB e demais siglas que estejam na oposição, porque defende mudança na gestão estadual.
População em pânico
A onda de assaltos em Teresina vem deixando a população assustada. Diariamente são notícias de arrombamentos de portões por bandidos para invasão de casas para roubar no bairro Santa Isabel, na zona Leste de Teresina, e nos demais bairros da cidade. E isso está deixando os moradores assustados e cobrando das autoridades de segurança públicas mais policiamento na área. Pelos relatos à coluna, esses casos de arrombamentos de portões são constantes no bairro, localizado na região do Morada do Sol.