A Polícia Federal do Piauí deflagrou na manhã desta segunda-feira, (27/07), a 3ª etapa da Operação Topique, em cumprimento a 12 mandados de busca e apreensão na Secretaria de Educação do Piauí (Seduc). A operação foi cumprida pela PF/PI em parceria com a Controladoria-Geral da União e o Ministério Público Federal.
Ações da operação ocorreu tanto em Teresina quanto em Brasília (DF) e as ordens foram expedidas pela Justiça Federal do Piauí. Os agentes da PF/PI cumpriram os mandados de busca e apreensão: na Secretaria de Educação do Piauí (Seduc); na residência da ex-secretária da Seduc, deputada Rejane Dias (PT), no gabinete na Câmara em Brasília e na residência de Rogério Ribeiro, irmão da parlamentar.
De acordo com PF/PI, os mandados de busca e apreensão fazem parte da Operação Topique que dá continuidade a investigações realizadas em agosto de 2018 e ainda da operação Satélites, que aconteceu em setembro de 2019.
As informações da PF/PI pontuam que as empresas investigadas na Operação atuavam em conjunto, combinando propostas em processos licitatórios.