O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes, estará em Teresina na segunda-feira, (05/10), para conhecer de perto o modelo da educação municipal da cidade, primeiro lugar entre as capitais do país. Acompanhado do prefeito Firmino Filho, ele vai visitar três novas creches da Prefeitura.
Juntas, as três creches somam investimento de quase R$ 8 milhões, com recursos do FNDE e da Prefeitura Municipal de Teresina. Uma delas começou a funcionar no início do ano, na zona Sul da cidade, e as outras duas acabaram de ficar prontas, beneficiando as zonas Sul e Sudeste.
O Centro Municipal de Educação Infantil Jonas Pereira da Silva, no Residencial Manoel Evangelista I, faz parte do roteiro da visita. O local é uma escola do Programa Proinfância para cerca de 224 alunos, atendendo prioritariamente crianças de 0 a 3 anos, com berçário em tempo integral.
A creche foi construída com metodologia inovadora, o que garante uma estrutura termoacústica, com redução das altas temperaturas comuns em Teresina. O nome da unidade é uma homenagem ao professor e escritor Jonas Pereira, que contribuiu por anos com a história da região, especialmente nas áreas da educação e cultura.
A outra escola visitada será o CMEI Lindalma Soares, no Residencial Teresina Sul, que leva o nome da mãe do prefeito Firmino Filho. Além de toda a estrutura moderna comum aos prédios da Proinfância, o CMEI conta com um aquário, um chuveródromo e uma horta. A creche começou a funcionar no início deste ano e tem capacidade para atender até 376 crianças do maternal ao 2º ano.
No Residencial Judite Nunes está a última escola a ser visitada. O CMEI Dom Miguel Câmara foi construído para atender a demanda de creche e pré-escola da região, com cerca de 300 vagas distribuídas nas 10 salas de aulas climatizadas. O nome é uma homenagem ao arcebispo emérito de Teresina.