Serviço de Nutrição

Mais de 2 mil refeições diárias são oferecidas na Maternidade Evangelina Rosa

O cardápio atende todos os padrões e necessidades calóricas, com as devidas restrições que cada pessoa tem no dia a dia.

Atualizado em 20 de maio de 2021 - 21:25

Imprimir

Preparar alimentos saudáveis e saborosos com segurança, qualidade e higiene exigem muito trabalho e empenho, que só uma equipe capacitada pode realizar. Estes requisitos tornam-se fundamentais quando se fala de uma Unidade Produtora de Refeições (UPR) Hospitalar.

O Serviço de Nutrição da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), além de garantir refeições saudáveis e de qualidade, tem como objetivo proporcionar segurança alimentar, recuperando e mantendo o estado nutricional das pacientes. Atualmente, o serviço de produção e distribuição de alimentos é oferecido por uma empresa terceirizada, mas todo o processo é acompanhado pela equipe de nutrição da instituição.

Todos os dias, a maternidade oferece aos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde aproximadamente 2 mil refeições, distribuídas entre café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. O cardápio atende todos os padrões e necessidades calóricas, com as devidas restrições que cada pessoa tem no dia a dia. “Neste momento de pandemia causada pelo coronavírus fizemos adequações seguindo as orientações da Vigilância Sanitária e já estamos vendo o retorno das mudanças”, afirma a nutricionista e fiscal de serviços, controle de qualidade e de comensais, Ruthe Soares Pessoa.

Segundo o diretor geral da MDER, o médico Francisco Macêdo foram adotadas várias medidas de prevenção. “Foi reduzida a quantidade de pessoas que podem permanecer no interior do refeitório. Também determinamos horários para grupos de setores se dirigirem para a fila. Lembramos ainda, que são oferecidas 2 mil refeições diárias e por isso o refeitório tem que estar em constante acompanhamento para evitar aglomerações”, explica.

A elaboração do cardápio é de responsabilidade das nutricionistas, que buscam nas refeições o equilíbrio dos alimentos, uma boa visualização dos pratos, a variedade de carnes, legumes, verduras de safra e sobremesa.

Segundo a nutricionista Ruthe, compete a equipe clínica á visita diária as gestantes e nutrizes, onde as mesmas fazem avaliações nutricionais, adequação de dietas, verificam a aceitação e orientação nutricional. “Caso as gestantes e parturientes apresentem deficiências nutricionais, as profissionais realizam avaliação nutricional e adéquam à dieta às suas necessidades, visando à sua recuperação. É de grande importância o cuidado com a alimentação”, diz.

O diretor da instituição informa que para atender o volume de preparações, o Serviço de Nutrição e Dietética está passando por uma série de melhorias. “As mudanças estão seguindo os padrões de qualidade exigidos pela Vigilância Sanitária, para oferecer um melhor conforto aos servidores no momento das refeições. Também encaminhamos circular informativo para os setores, informando aos servidores sobre a importância de se evitar aglomeração”, destaca.

Outro serviço oferecido às parturientes da Maternidade são as orientações sobre a importância do aleitamento materno, que são realizadas pelas nutricionistas do Banco de Leite da Evangelina Rosa. Desta forma, a atenção recebida com a alimentação no hospital pode ser aplicada também em casa.

As nutricionistas Ruthe e Ivânia contam ainda que, para manter a qualidade de higienização, os profissionais que trabalham no setor de nutrição da Maternidade Dona Evangelina Rosa sempre participam de treinamentos e capacitações. “Aprendendo como higienizar as mãos de maneira correta e manipular os alimentos mais adequadamente, que consequentemente influenciam na redução de infecções”, destaca as nutricionistas.

Fonte: Ascom/Governo do Piauí


Matérias relacionadas