Leilão Rebobinar-te

Leilão beneficente acontece com obras de arte produzidas com bobinas doadas pela Piauí Conectado

Os recursos obtidos serão direcionados para ações sociais, beneficiando principalmente os artistas que foram afetados pela pandemia da Covid-19.

Atualizado em 29 de julho de 2020 - 19:02

Imprimir

A arte pode salvar vidas de muitas formas. É com essa proposta que acontece o evento Rebobinar-te, um leilão beneficente das obras de arte produzidas a partir de bobinas reaproveitadas. Os recursos obtidos serão direcionados para ações sociais, beneficiando principalmente os artistas que foram afetados pela pandemia da Covid-19. O leilão é realizado pelo Conselho Estadual de Cultura.

A Piauí Conectado contribuiu com a logística e todos os insumos utilizados pelos artistas na confecção das peças. São 11 peças produzidas por artistas piauienses, com diferentes formas de intervenção nas bobinas. O lançamento do leilão acontece nesta quinta-feira (30), às 11h, durante a transmissão ao vivo Formação de Plateia Cultural, realizada pelo Conselho Estadual de Cultura.

“O objetivo principal é ajudar. A ajuda é completa quando existe o dar e receber. O artista que recebe a peça e doa o seu trabalho. Doando seu trabalho para uma causa tão nobre, ele vai indicar uma instituição ou uma pessoa do setor da cultura que queira ajudar. São pessoas que estão fazendo a diferença na vida do outro”, explica Poliana Sepúlveda, coordenadora do Centro Estadual de Cultura.

O leilão Rebobinar-te será realizado através do site VipDireto.com, plataforma também parceira do projeto, e já está disponível para que o público dê lances. No dia 7 de agosto, às 19h, o leilão será finalizado. Cada peça corresponde a um lote com valor inicial. Quem der o melhor lance em um lote garante uma das obras de arte produzidas nas bobinas.

A designer Alda Alencar e as artistas As Meninas criaram a coleção Entre Flores e Pássaros, transformando a bobina de madeira em três novas peças: um espelho e dois suportes para vaso, que podem ser usados de diversas formas. Em ambas as peças foram utilizadas técnicas de marcenaria e acabamento com pintura artística.

“A coleção Entre Flores e Pássaros teve como inspiração a natureza presente no jardim da minha casa. Sou apaixonada por plantas e acredito no seu poder para nosso bem-estar e equilíbrio. Por isso que uma das peças são suportes para vasos, já que precisamos estar perto delas. A ideia foi criar peças que valorizassem as bobinas, com uma pintura que remetesse a delicadeza e movimento das linhas orgânicas”, disse a designer.

Os artistas que participam da iniciativa são Igor Leite, Kaio Alves, Jota A, Osani Arimatea, Kelvyn Makllano, Pedro Vidal, Evaldo Oliveira, Andrei Nunes, Virginia Sertão, As Meninas, Alda Alencar, Mestre Dim e Conselho de Jovens Artesãos do Piauí. Além disso, as peças para divulgação do leilão foram fotografadas pela artista e fotógrafa Rossana Sulzer.

As bobinas utilizadas que passaram por intervenções artísticas foram disponibilizadas pelo Projeto Rebobinar. Segundo Charlene Queiroz, Coordenadora de Responsabilidade Social da Piauí Conectado, o intuito é contribuir com essa corrente de proteção ambiental, agregando valor cultural e social.

“Sem dúvidas a classe de artistas e o setor cultural foram um dos mais afetados pela pandemia e precisamos olhar para eles também. Então esse projeto além de ser sustentável e incentivar a arte, também tem o cunho social de ajudar quem precisa. É uma grande corrente do bem”, aponta a coordenadora.

A iniciativa faz parte do Projeto Piauí Conectado, que possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada com o Governo do Estado para modernizar a comunicação do Piauí e levar soluções através da tecnologia.

Crédito: Rossana Sulzer

Fonte: Com informações da Ascom