Mais de 300 propostas foram inscritas para receber o auxílio financeiro da Lei Aldir Blanc, voltada para o setor cultural. A Fundação Cultural Monsenhor Chaves vai fazer a análise de todas apresentadas e o resultado deverá ser divulgado no dia 16 de novembro, no Diário Oficial.
As inscrições foram encerradas nesta sexta-feira. O benefício foi divididos em duas linhas, sendo a II referente aos espaços culturais com nove inscrições e a linha III às propostas coletivas.
A verba emergencial para a linha II, com valor de R$ 1.590.000,00, será destinada para despesas de internet, transporte, aluguel, consumo de água e luz e manutenção do espaço.
De acordo com o edital, após o retorno de suas atividades, o espaço deve garantir como contrapartida a realização de atividades destinadas à sociedade, principalmente as voltadas aos alunos de escolas pública, seja na modalidade presencial ou virtual.
O auxílio disponibilizado é no valor de R$ 4.960.587,47, e será dividido para artes visuais, música, dança, patrimônio material e imaterial, audiovisual, circo, literatura e teatro. As propostas serão avaliadas de acordo com critérios como portfólio do proponente, relevância sociocultural e conformidade entre orçamento e execução.
“Nosso objetivo é atender o setor da melhor maneira. Para os contemplados na linha III, será pago em uma única parcela e na linha II, em até três parcelas em conformidade com o espaço”, afirmou Luis Carlos Alves, presidente da FMC.