Teste Covid-19

Lacen realiza mais de 41 mil exames nesse mês de março

O teste de Covid-19 do tipo RT-PCR detecta a presença do vírus no organismo e, por isso, é usado para identificar casos ativos da doença.

Atualizado em 02 de abril de 2021 - 21:36

Imprimir

O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí, Dr. Costa Alvarenga, LACEN Piauí, recebeu 46.211 solicitações de exames para detecção do coronavírus (Covid-19) no período de 1 a 31 de março. Até o final do dia de ontem (31), 41.276 exames do tipo RT/PCR que é o padrão ouro na detecção do genoma viral, já haviam obtido resultado, o que representa uma média de 90% do total de amostras, apresentando uma média de realização de 3.338 exames para a detecção do vírus nas últimas 24 horas. O teste de Covid-19 do tipo RT-PCR detecta a presença do vírus no organismo e, por isso, é usado para identificar casos ativos da doença.

A diretora-geral do Lacen-PI, Walterlene de Carvalho, destaca que os bons números são resultado do investimento do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde na unidade. “Os investimentos realizados na sede e capacitação de profissionais contribuíram para a ampliação do número de testagens diárias. A Cglab – Coordenação Geral dos Laboratórios Centrais, ligado ao Ministério da Saúde vem também prestando uma grande ajuda com equipamentos, recursos federais e insumos”, explica.

Walterlene destaca a importância da testagem para controle do coronavírus. “Precisamos insistir na testagem, que é uma parte importante da estratégia para conter o índice de transmissão. Com o maior número de pessoas realizando o teste será possível que os especialistas possam planejar as novas medidas. Não podemos abrir mão de testagem. Isso tem que ser mantido como prioridade”, disse a diretora.

Fonte: Governo do Piauí