Sua Saúde

Medidas preventivas

Infectologista lista os cuidados na reabertura do comércio

A infectologista Sílvia Fonseca dá orientações para os cuidados necessários no período.

Atualizado em 17 de junho de 2020 - 17:19

Imprimir

Em meio à pandemia da Covid-19, os Estados e municípios começam a adotar um processo de flexibilização do isolamento social, com a retomada de algumas atividades não essenciais; e no Piauí, não é diferente.

Nisto, a infectologista do Hapvida Saúde, Sílvia Fonseca dá orientações para os cuidados necessários no período, reiterando que o ato de sair de casa deve ocorrer somente quando for essencial.

“Em relação aos cuidados que devo ter  quando saio de casa: gente, estamos na maior pandemia do século XXI, então a primeira recomendação é: não saia de casa, só saia se for essencial, procure aqueles momentos onde tenha menos pessoas nas ruas, não no começo das aberturas das lojas, não no final na hora  de fechar, não no horário de almoço, evite aglomerações”, destaca.

A especialista do Hapvida Saúde reitera a importância do distanciamento mesmo com a retomada do comércio, sinalizando ainda para os cuidados de higiene amplamente conhecidos.

“Fique a pelo menos de 1 metro/1,5 metro que é a distância do nosso braço estendido para outra pessoa; carregue sempre o álcool em gel e você deve sempre estar fazendo essa higiene com o álcool em  gel para quando você for tocar no dinheiro, quando tocar nas várias superfícies que vai encontrar”, disse.

MÁSCARA PROTETORA

O uso da máscara também é primordial, a infectologista do Hapvida destaca que com ela há uma proteção maior para que as partículas infecciosas não atinjam outra pessoa.

“Importante mesmo é você usar a sua máscara, hoje quando você usa máscara está se protegendo uns aos outros, as máscaras impedem que as gotinhas infecciosas que saem quando a gente espirra, tosse ou fala, atinja outra pessoa; então quando eu uso máscara, eu protejo você, não saia de casa, se precisar sair pelo mínimo tempo possível nos horários que não tem multidão, bem afastado das outras pessoas”, afirma.


Por fim, Sílvia Fonseca pede que se faça uma lista quando for ao supermercado ou a uma loja, para que tenha ciência do item que irá adquirir e evitar permanecer por um longo tempo no estabelecimento. “Use sua máscara, seu álcool em gel, leve sua lista de compras para não ficar perambulando nos supermercados, ou nas lojas. E se cuide, a saúde é o nosso bem mais precioso”, concluiu.

Fonte: Com informações com Ascom