Em tempos de pandemia, usar máscara é um ato de responsabilidade social. A máscara ainda é uma das ferramentas mais eficazes no combate ao novo Coronavírus (COVID-19). De acordo com o médico infectologista da Clínica Intermed Maurício Mendes, a principal função de uma máscara não é proteger quem a usa, mas sim proteger quem está próximo.
“Muitas pessoas questionam a eficácia do uso da máscara para combater a disseminação do novo Coronavírus. O que temos são estudos científicos realizados por autoridades de saúde mundiais que comprovam que o uso da máscara caseira evita a transmissão do vírus. Elas funcionam como barreiras físicas impedindo que as gotículas de salivas contaminadas acabem infectando pessoas sadias”, explicou.
O infectologista disse ainda que algumas pessoas podem estar contaminadas com o novo Coronavírus e não apresentar sintomas (assintomáticas). “Isso contribui para aumentar os índices de contaminação, pois se a pessoa não adotar medidas de higiene necessárias para combater a Covid-19 pode acabar contaminando outras pessoas. Qualquer um pode desenvolver os sintomas mais graves e acabar necessitando de internação hospitalar”, destacou o médico.
O uso inadequado da máscara é outro problema sério que está preocupando bastante as autoridades de saúde. Maurício destaca que usar a máscara de forma errada pode inclusive aumentar as chances de contaminação com o novo Coronavírus. “A orientação é sempre manusear a máscara pelas laterais para colocar e retirar. Antes e depois de pegar na máscara deve-se higienizar as mãos com álcool em gel. Outra medida importante é nunca tocar a parte da frente da máscara. A cada duas horas de uso a máscara deve ser trocada”.
Saiba como higienizar sua máscara de forma correta:
1) Nunca misture sua máscara com outras peças.
2) Deixe sua máscara de molho em uma solução de 1 litro de água para 10 ml de hipoclorito de sódio.
3) Depois lave com sabão e enxague com água corrente
4) Deixe secar ao sol
5) Passe ferro quente na máscara