O Instituto Federal do Piauí lançou nessa quarta-feira (4) o edital do Vestibular 2025.1, com oferta de 2.740 vagas em cursos superiores em 19 campi da instituição. As inscrições iniciam nesta segunda-feira (9) e seguirão até 27 de outubro deste ano. As provas serão aplicadas no dia 8 de dezembro deste ano.
Dentre as novidades desta edição, está a oferta de sete novos cursos de bacharelado e tecnologia e a possibilidade de o candidato escolher no momento da inscrição o local de realização da prova em cidade diferente do campus ao qual concorrerá.
O pró-reitor de ensino do IFPI, Odimógenes Lopes, destaca também que nesta edição do vestibular, a instituição está implementando as novas regras da lei de cotas. “É importante lembrar que, além da inclusão da reserva de vagas para quilombolas que cursaram ensino médio em escola pública, também foi alterada a forma de classificação dos candidatos”, disse.
As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma on-line em http://selecao.ifpi.edu.br, no período de 9 de setembro a 27 de outubro.
Candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas para uso de cotas deverão OBRIGATORIAMENTE realizar o PROCEDIMENTO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO seguindo as orientações do edital. A não realização do procedimento e procedimentos indeferidos, irão remanejar o candidato para vagas de ampla concorrência.
A prova do Vestibular 2025.1 acontecerá dia 8 de dezembro, e será composta de uma prova objetiva e uma prova de redação. A objetiva contará com 70 questões de múltipla escolha, e o candidato deverá optar no momento da inscrição por inglês ou espanhol para responder às questões de Língua Estrangeira.
ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO – O candidato que pertença a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário mínimo nacional, poderá requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição, de 9 de setembro a 15 de outubro, no endereço eletrônico http://selecao.ifpi.edu.br.
NOME SOCIAL – candidatos transgêneros, travestis ou transexuais têm o direito de ser tratados pelo gênero e pelo nome social por ele(a) indicado, durante a realização de todas as etapas do Vestibular 2025.1. A solicitação deve ser realizada em http://selecao.ifpi.edu.br, nos dias 9 e 10 de setembro, seguindo as orientações do edital.
ATENDIMENTO ESPECIAL – Candidato com deficiência de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e lactante poderá solicitar auxílio para realização da prova, de acordo com as especificações do edital. A solicitação também é on-line, em http://selecao.ifpi.edu.br, no período de 9 de setembro a 27 de outubro.
Confira o edital completo.