O Hospital Getúlio Vargas (HGV) vai ganhar mais 100 leitos de UTI para pacientes diagnosticados com coronavírus (Covid-19). Os leitos de UTI estão em fase de reforma e aguardam aquisição de respiradores.
Segundo Gilberto Albuquerque, diretor-geral do HGV, o aumento no número de casos confirmados no Piauí é preocupante e a ampliação no número de leitos é reflexo deste crescente número.
“Estamos trabalhando em conjunto com o Governo do Estado, Secretaria da Saúde e Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares para a ampliação de novos leitos de UTIs. Junto com a reforma dos leitos, estão sendo realizados treinamento de pessoal. A pendência é apenas a aquisição dos respiradores”, pontuou.
Para Pablo Santos, presidente da Fundação Hospitalar do Estado (Fepiserh), o HGV e a Fepiserh vêm tomando medidas para otimizar o fluxo de pacientes e ampliar a capacidade de acolhimentos.
“O Getúlio Vargas adotou um fluxo de atendimento que visa evitar infecção hospitalar, assim como, em parceria com a Sesapi, abriu o Centro de Testagem para identificar casos suspeitos e respectivamente, reduzir novos casos”, destacou.
Os dados da Sesapi apontam que até o final da tarde dessa terça-feira, (12), o Piauí contabilizou 1.612 casos confirmados e 57 óbitos pelo novo coronavírus.